NOVO PRESIDENTE DA ABEN ASSUME O CARGO E SE REÚNE NA SEDE DA ABDAN PARA DEBATER SOBRE AS SUGESTÕES AO PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO
A sede da ABDAN – Associação Brasileira de Desenvolvimento Das Atividades Nucleares – ficou movimentada esses últimos dias, recebendo visitas ilustres do segmento nuclear brasileiro, como Carlos Freire Moreira, que acabou de ser eleito presidente da associação coirmã ABEN – Associação Brasileira de Energia Nuclear. A ABEN foi fundada em 1982 e é a instituição que reúne os técnicos e pesquisadores do setor nuclear brasileiro. Entre suas atribuições, está a difusão de informações sobre as aplicações pacíficas da energia nuclear, como a geração de energia elétrica, a medicina, a agricultura, o meio ambiente, a indústria, a preservação de bens culturais e a propulsão naval e espacial. O trabalho da ABEN tem o objetivo de promover cada vez mais, uma maior integração entre a comunidade nuclear e a sociedade brasileira.
E foi exatamente isso que aconteceu na visita de Freire ao Presidente do ABDAN, Celso Cunha: “É uma visita ilustre do Freire que é um profundo conhecedor do mercado nuclear internacional e antes de assumir esta responsabilidade, nos ajudou muito a divulgar os objetivos da ABDAN, estando conosco apoiando em inúmeros eventos, como o mais recente, em Paris. Lá inclusive, a ABDAN recebeu a confirmação dos convites que fizemos as três maiores autoridades internacionais do momento para virem ao Brasil participarem do nosso evento, O Nuclear Summit, que este ano realizaremos nos dias 8 e 9 de abril, na sede do Sebrae. Em breve teremos aqui, o Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, a Diretora Geral da Associação Mundial Nuclear, a espanhola Sama Bilbao Y Leon e do Presidente da Agência Internacional de Energia, Faith Birol.”
Carlos Freire deu uma entrevista especial para o Petronotícias, que vamos publicar na sexta-feira (25). Ele lembrou que as inscrições e a submissão dos resumos estendidos já estão abertas no site da International Nuclear Atlantic Conference – INAC 2024 (Conferência Internacional Nuclear do Atlântico), que é promovida pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN). É um evento tradicional de energia nuclear, que ocorrerá na Escola de Guerra Naval (EGN), no Rio de Janeiro, de 6 a 10 de maio, com o tema “Nuclear Energy: Assuring Energy, Health and Food” (“Energia Nuclear: Garantindo Energia, Saúde e Alimentação”).
A ABDAN também recebeu dois importantes dirigentes da empresa associada Andrade Gutierrez Engenharia: Humberto Barra e Charles Filogônio, que fizeram uma visita ao presidente Celso Cunha e aproveitaram para conhecer a nova sede da associação, no centro do Rio de Janeiro. A Andrade Gutierrez está presente no Programa Nuclear Brasileiro desde a construção de nossa primeira usina, Angra 1. Participou do consórcio de Angra 2 e está no projeto de Angra 3. Uma empresa tradicional que atua em obras em diversos segmentos da engenharia.
Outra visita foi da diretora da Business France (BF), Adriana Braga e Cristophe Rannou, também dirigente da BF. No setor nuclear o Brasil e a França tem programas de colaborações nucleares em vários segmentos. Há empresas fornecedoras de tecnologias, equipamentos e até mesmo militar. Os quatro submarinos diesel elétrico que estão em construção pela Marinha do Brasil são da classe Scorpène e há também o projeto do primeiro submarino de propulsão nuclear. A França é o país da Europa com maior número de Usinas Nucleares de geração de energia e agora a EDF recebeu a autorização para projetar mais quatro usinas nucleares.
Deixe seu comentário