COMPLEXO EÓLICO DA DESENVIX TEM INAUGURAÇÃO OFICIAL EM SERGIPE
A operação começou em setembro do ano passado, mas a inauguração oficial só ocorreu agora, e teve direito à presença da presidente Dilma Rousseff. É o parque eólico de Barra dos Coqueiros, em Sergipe, construído pela Desenvix, com financiamento de R$ 102 milhões do banco de desenvolvimento chinês.
O complexo eólico de Barra dos Coqueiros tem potência instalada de 34,5 MW, suficiente para abastecer uma cidade com 120 mil habitantes. Com um alto investimento, cerca de R$ 125 milhões, a potência no complexo é gerada a partir de 23 turbinas fornecidas pela chinesa Sinovel, cada uma com potência de 1,5 MW.
O presidente da Desenvix, José Antonio Sobrinho (foto), criticou o discurso dos que duvidavam da energia eólica taxando a fonte de cara, e ressaltou que hoje os preços são competitivos, com sua difusão na matriz brasileira.
O empreendimento faz parte da Desenvix Energias Renováveis, controlada pelo Grupo Engevix, pela norueguesa SN Power e pela Fundação de Previdência Complementar dos Funcionários da Caixa Econômica Federal (Funcef).
Eu acho um prejuízo, essa usina ter sido construída em Sergipe, um Estado paupérrimo, e estagnado. Essa usina deveria ser construída nos Estados vizinhos que estam passando por forte desenvolvimento econômico, como: a Bahia, Pernambuco e Alagoas, nesses três Estados, a industrialização está se tornando forte.
Caro Thiago, você anda muito desenformado, pois tanto na Bahia como em Pernambuco já está muito forte a inclusão dos parques eolicos, Pernambuco tem uma fábrica de construção dos equipamentos. Não seja preconceituoso com Sergipe.
Informe-se melhor