PETROBRÁS ENCONTRA INDÍCIOS DE HIDROCARBONETOS NA MARGEM EQUATORIAL E SE PREPARA PARA PERFURAR NOVO POÇO
Uma novidade importante anunciada pela Petrobrás já neste final de sexta-feira (26). A empresa declarou que identificou a presença de hidrocarbonetos no poço exploratório de Pitu Oeste, na Bacia Potiguar na Margem Equatorial. Os resultados, contudo, ainda são inconclusivos quanto à viabilidade econômica da área. A descoberta já foi notificada à Agência Nacional do Petróleo (ANP). O poço de Pitu Oeste está localizado no bloco BM-POT-17, em águas profundas, a 52 km da costa do Rio Grande do Norte.
A Petrobrás disse ainda que continuará explorando a área e planeja já para o mês que vem a segunda perfuração na Bacia Potiguar, no poço Anhangá, na concessão POT-M-762, a 79km da costa do estado do Rio Grande do Norte e próximo ao poço Pitu Oeste.
“A partir de estudos complementares, a companhia pretende obter mais informações geológicas da área para avaliar o potencial dos reservatórios e direcionar as próximas atividades exploratórias na área”, detalhou a petroleira. Como o Petronotícias publicou em dezembro, as amostras de rochas extraídas em Pitu Oeste serão analisadas no Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES).
“A perfuração do poço exploratório em Pitu Oeste foi concluída com total segurança, dentro dos mais rigorosos protocolos de operação em águas profundas, o que reafirma que a Petrobras está preparada para realizar com total responsabilidade atividades na Margem Equatorial”, concluiu a operadora.
A perfuração de Pitu Oeste começou no final de dezembro, por meio do navio-sonda ODN-II. A lâmina d’água é de 1180 metros e a profundidade total foi de 4230 metros. Por meio do poço de Pitu Oeste, a Petrobrás pretende obter mais informações geológicas da área, o que permitirá a confirmação da extensão da descoberta de petróleo já feita, em 2014, no poço de Pitu.
No Plano Estratégico 2024-2028 da Petrobras está previsto o investimento de US$ 3,1 bilhões para pesquisa de óleo e gás na Margem Equatorial, onde a companhia planeja perfurar 16 poços nesse período. Veja abaixo o vídeo que mostra o momento exato do início da perfuração Pitu Oeste:
Parabéns Petrobrás. Que a viabilidade econômica seja gigantesca.
Os hidrocarbonetos que são elementos derivados desse produto causam a poluição de diversos ecossistemas, entre eles o marinho. Este tipo de poluição caracteriza-se pela ação introdutória de substâncias nocivas neste ecossistema, ocasionando efeitos deletérios ao bioma atingido.
Sem poluição não há desenvolvimento, mas chegará o dia em que a poluição terminará porque a vida na terra ainda é muito arcaica
Ninguém tá preocupado com isso, oque importa realmente é o dinheiro.
Os gringos querem que você pare de respirar, para não gerar CO2 e poluir o ar “deles”.
Você vai obedecer?
Meus pêsames.
Com o governo Lula a Petrobrás vai começar a expandir seu crescimento econômico de novo, isso é se não tiver de novo outra perseguição igual a da lava jato.
Deixa de ser idiota!!! O mensalão e o petrolão não existiram??? O triplex e o sítio são coisas da imaginação? O cachaceiro de 9 dedos é um dos maiores bandidos e corruptos de todo o planeta. E você também paga a conta dessa roubalheira, imbecil.