PETROBRÁS ENCONTRA INDÍCIOS DE HIDROCARBONETOS NA MARGEM EQUATORIAL E SE PREPARA PARA PERFURAR NOVO POÇO | Petronotícias




faixa - nao remover

PETROBRÁS ENCONTRA INDÍCIOS DE HIDROCARBONETOS NA MARGEM EQUATORIAL E SE PREPARA PARA PERFURAR NOVO POÇO

Sonda Margem EquatorialUma novidade importante anunciada pela Petrobrás já neste final de sexta-feira (26). A empresa declarou que identificou a presença de hidrocarbonetos no poço exploratório de Pitu Oeste, na Bacia Potiguar na Margem Equatorial. Os resultados, contudo, ainda são inconclusivos quanto à viabilidade econômica da área. A descoberta já foi notificada à Agência Nacional do Petróleo (ANP). O poço de Pitu Oeste está localizado no bloco BM-POT-17, em águas profundas, a 52 km da costa do Rio Grande do Norte.

A Petrobrás disse ainda que continuará explorando a área e planeja já para o mês que vem a segunda perfuração na Bacia Potiguar, no poço Anhangá, na concessão POT-M-762, a 79km da costa do estado do Rio Grande do Norte e próximo ao poço Pitu Oeste.

A partir de estudos complementares, a companhia pretende obter mais informações geológicas da área para avaliar o potencial dos reservatórios e direcionar as próximas atividades exploratórias na área”, detalhou a petroleira. Como o Petronotícias publicou em dezembro, as amostras de rochas extraídas em Pitu Oeste serão analisadas no Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES).

A perfuração do poço exploratório em Pitu Oeste foi concluída com total segurança, dentro dos mais rigorosos protocolos de operação em águas profundas, o que reafirma que a Petrobras está preparada para realizar com total responsabilidade atividades na Margem Equatorial”, concluiu a operadora.

A perfuração de Pitu Oeste começou no final de dezembro, por meio do navio-sonda ODN-II. A lâmina d’água é de 1180 metros e a profundidade total foi de 4230 metros. Por meio do poço de Pitu Oeste, a Petrobrás pretende obter mais informações geológicas da área, o que permitirá a confirmação da extensão da descoberta de petróleo já feita, em 2014, no poço de Pitu.

No Plano Estratégico 2024-2028 da Petrobras está previsto o investimento de US$ 3,1 bilhões para pesquisa de óleo e gás na Margem Equatorial, onde a companhia planeja perfurar 16 poços nesse período. Veja abaixo o vídeo que mostra o momento exato do início da perfuração Pitu Oeste:

7
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
4 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
ASCMary RoseJanTisso PazeiAltair Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ronaldo de Oliveira
Visitante
Ronaldo de Oliveira

Parabéns Petrobrás. Que a viabilidade econômica seja gigantesca.

Altair
Visitante
Altair

Os hidrocarbonetos que são elementos derivados desse produto causam a poluição de diversos ecossistemas, entre eles o marinho. Este tipo de poluição caracteriza-se pela ação introdutória de substâncias nocivas neste ecossistema, ocasionando efeitos deletérios ao bioma atingido.

Tisso Pazei
Visitante
Tisso Pazei

Sem poluição não há desenvolvimento, mas chegará o dia em que a poluição terminará porque a vida na terra ainda é muito arcaica

Jan
Visitante
Jan

Ninguém tá preocupado com isso, oque importa realmente é o dinheiro.

Mary Rose
Visitante
Mary Rose

Os gringos querem que você pare de respirar, para não gerar CO2 e poluir o ar “deles”.
Você vai obedecer?
Meus pêsames.

Tisso Pazei
Visitante
Tisso Pazei

Com o governo Lula a Petrobrás vai começar a expandir seu crescimento econômico de novo, isso é se não tiver de novo outra perseguição igual a da lava jato.

ASC
Visitante
ASC

Deixa de ser idiota!!! O mensalão e o petrolão não existiram??? O triplex e o sítio são coisas da imaginação? O cachaceiro de 9 dedos é um dos maiores bandidos e corruptos de todo o planeta. E você também paga a conta dessa roubalheira, imbecil.