PRESIDENTE DA PETROBRÁS SE REÚNE COM CEOs DE ARAMCO E ADNOC EM BUSCA DE PARCERIAS EM COMBUSTÍVEIS E GÁS OFFSHORE
O presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, está nesta semana cumprindo agenda no Golfo Pérsico, visitando países que são grandes produtores de óleo e gás. Em Dhahram, na costa leste da Arábia Saudita, Prates visitou a sede global da petroleira estatal Aramco e se reuniu com o CEO da empresa, Amin Nasser. Durante o encontro, o presidente da Petrobrás propôs a avaliação de parcerias no setor de combustíveis. Prates disse ainda que a Aramco é a empresa congênere com mais sinergias e desafios em comum com a Petrobrás. Até meados de março, será construído um calendário de entendimentos e visitas mútuas entre as duas companhias.
“Propus a análise conjunta de oportunidades no mercado de combustíveis da América Latina e Caribe, já que eles possuem uma das maiores refinarias do mundo (Port Arthur, TX) e recentemente adquiriram a nossa franquia da marca BR no Chile”, disse Prates em uma postagem nas redes sociais. “Falamos também sobre a possibilidade de juntar esforços na concepção de uma nova visão do mercado revendedor e distribuidor de combustíveis e lubrificantes, ante a evolução da eletrificação das frotas e maior participação do gás e dos biocombustíveis nas matrizes de transporte desta região, além do crescente coprocessamento de óleo vegetal nas refinarias de petróleo”, acrescentou.
Prates também declarou que outros temas estarão na ordem do dia das próximas reuniões entre as equipes das duas empresas. A lista de assuntos inclui intercâmbio de profissionais para capacitação e atualização e parcerias entre centros de tecnologia e inovação, universidades corporativas, laboratórios e áreas técnicas – desde a geologia/geofisica, engenharia de reservatórios e engenharia de produção até o refino, a petrobioquimica e a produção de fertilizantes.
Hoje (15), o presidente da Petrobrás teve uma reunião com o Ministro da Indústria e Tecnologia dos Emirados Árabes Unidos, Sultan Al Jabber, que também é CEO da Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC).
“Neste caso, trata-se da continuidade das tratativas iniciadas no ano passado junto à nossa congênere com quem temos realizado análises conjuntas de oportunidades em gás offshore, refino/petroquimica e mercados de combustíveis além dos processos de ‘due diligence’ sobre Braskem que as duas empresas estão conduzindo em paralelo”, detalhou o presidente da Petrobrás. A visita de Prates aos países do Golfo Pérsico termina pelo Qatar nos próximos dois dias, quando ele terá uma reunião na Qatar Energy (antes QGPC e QPC).
Deixe seu comentário