SOLVE ENERGIES FAZ NOVOS INVESTIMENTOS, AMPLIA NÚMERO DE EMPREGADOS E MIRA NO MERCADO INTERNACIONAL
Em tempos de mudanças e transformações internas, a empresa SOLVE Energies entrou no ano de 2024 decidida a expandir horizontes e conquistar novos negócios. Conforme noticiamos na última semana, a companhia, chamada anteriormente de AES Union, fez o reposicionamento de sua marca para alinhar-se com as transformações que a indústria de energia está passando. Agora, a SOLVE Energies parte para dar novos passos em seus planos de crescimento, conforme revela o fundador e CEO da empresa, Felippe Bastos, nosso entrevistado desta segunda-feira (26). A companhia fez recentemente um investimento de R$ 2 milhões em uma base operacional de 4.000 m² em Niterói (RJ), além de ter ampliado o quadro funcional para 500 colaboradores. “Investimos em mais ativos para a operacionalização do negócio e para atender novos contratos, com clientes como Petrobras e 3R Petroleum. E isso é só o começo dessa nova fase”, acrescentou. O executivo afirma ainda que a SOLVE Energies ampliará a sua participação no mercado onshore, assim como no offshore. Por fim, Bastos revela que a companhia iniciará atividades nos EUA ainda neste ano.
Poderia começar explicando aos nossos leitores um pouco sobre as motivações e objetivos com esse reposicionamento de marca?
O reposicionamento da marca está alinhado ao objetivo dos nossos principais clientes e às transformações que a indústria de energia está passando. Hoje temos o grande desafio de contribuir com a descarbonização de maneira sustentável, e isso implica em fazer muitas mudanças, sem causar prejuízos aos negócios e à sociedade, para garantir energia para os próximos anos e as próximas gerações. A mudança de marca também completa um ciclo de renovação da empresa, que agora conta com importantes contratos em diferentes setores e em diversas regiões do Brasil. Por meio das subsidiárias – SOLVE Cleaning e SOLVE Engineering, somos capazes de prover serviços integrados, mitigando custos e trazendo mais eficiência às operações onshore e offshore dos nossos clientes.
Seria importante detalhar um pouco quais serão os próximos passos da companhia após esse reposicionamento. Algum novo investimento está no planejamento?
A SOLVE acaba de realizar um grande investimento de aproximadamente R$ 2 milhões em infraestrutura em uma base operacional de 4.000 m², em Niterói, totalmente modernizada e adequada ao nosso negócio. Aumentamos nosso quadro funcional alcançando a marca de 500 colaboradores. Investimos em mais ativos para a operacionalização do negócio e para atender novos contratos, com clientes como Petrobras e 3R Petroleum. E isso é só o começo dessa nova fase.
Ainda falando sobre esse novo momento, quais serão as ações da Solve Energies para destacar-se nesse contexto de descarbonização e ESG?
A SOLVE desenvolveu uma tecnologia própria que, além de reduzir os impactos de uma limpeza de tanques convencional, ainda diminui a exposição ao risco de profissionais em espaços confinados ou que não foram projetados para ocupação humana.
Patenteamos a Limpeza de Tanques Mecanizada, que dispensa o uso de materiais plásticos e combustíveis fósseis. Nosso método é extremamente vantajoso, considerando que na limpeza manual são necessários aproximadamente 5 mil sacos plásticos. Além de gerar menos resíduos, essa prática corrobora para a coleta seletiva de lixo nas unidades.
Esse método também possibilita o reaproveitamento de água pela filtragem, após a limpeza dos equipamentos contaminados, e a reutilização da água para geração de energia para as nossas atividades, fazendo uso eficiente de recursos. Além disso, utilizamos desengraxantes biodegradáveis e todo resíduo gerado é armazenado em contentores de 3,6 m³ ao invés de tambores de 200 litros.
Falando sobre negócios, poderia comentar sobre os principais contratos atuais da companhia em Limpeza Mecanizada, Inspeção e Reparos de ativos industriais?
A SOLVE é parceira de grandes empresas desde sua fundação. Hoje possuímos o maior contrato com FPSOs do mundo, atendendo a uma demanda de mais de 50 FPSOs no mercado brasileiro. Além disso, temos contrato para atendimento a 11 tanques de armazenamento onshore de uma grande refinaria no Rio Grande do Norte, recentemente adquirida pela 3R Petroleum. Nossos principais clientes são: Modec, Petrobras, 3R Petroleum, Ocyan, PRIO, entre outros.
E como está a prospecção de novos negócios?
A SOLVE está preparada para atender em larga escala projetos de integridade total de ativos (Limpeza + Inspeção + Reparo), assim como as fases de desenho, construção e montagem. Ampliaremos em 2024 a nossa participação no mercado onshore, assim como no offshore, e iniciaremos ainda esse ano nossas atividades nos EUA, ampliando nosso pipeline de clientes e projetos.
Quais são as perspectivas com mercado de óleo e gás?
A alta demanda do setor nos deixa confiantes para seguir nosso caminho de crescimento, que hoje supera 50% do ano anterior. Nossa expectativa é atender essa alta demanda, sendo o único parceiro dos nossos clientes que é capaz de entregar soluções de engenharia complexa, completando todos os serviços sem necessidade de contratação de terceiros. Gerenciamento de projeto único e garantia da qualidade de entrega para alcançar os objetivos dos nossos clientes.
Além disso, a empresa pretende entrar em outros segmentos?
Continuamos com o nosso processo de investimento em P&D para desenvolver tecnologias próprias e pretendemos completar, ainda em 2024, mais um ciclo de tecnologia e registro de patente, que será devidamente anunciado ao mercado.
Deixe seu comentário