A ANGLOGOLD ASHANTI TERÁ O PRIMEIRO VEÍCULO 100% ELÉTRICO NO SUBSOLO, EM UMA MINA COM 1.600 METROS DE PROFUNDIDADE
A AngloGold Ashanti inicia neste mês de março a operação da carregadeira 100% elétrica na Mina Cuiabá, em Sabará, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Comparado com a versão tradicional a diesel, o veículo é zero carbono, funciona a baterias, e tem sistemas com taxas mínimas de emissão de calor e ruídos, aumentando a segurança. O equipamento possui ainda o aumento potencial de 8% em sua produtividade de carregamento, em razão do ganho em velocidade e deslocamento gerado pelo torque instantâneo. O veículo foi apresentado a equipes técnicas e à imprensa em evento realizado na Mina Cuiabá, antes de descer para o subsolo, onde iniciará a operação. A aquisição coloca a produtora de ouro na vanguarda no setor minerário, uma vez que esta é a primeira carregadeira 100% elétrica do Brasil a operar em uma mina subterrânea. A mina Cuiabá é uma das operações mais profundas do Brasil, com mais de 1.600 metros de profundidade.
“Este é mais um importante passo na estratégia de descarbonização da AngloGold Ashanti com foco em nossos pilares de sustentabilidade e inovação”, disse o diretor das Operações Cuiabá, Luis Otávio de Lima. “Já temos implementados na mina Cuiabá o sistema autônomo de carregamento (tele-remote) e o sistema de monitoramento de pessoas no subsolo (people tracking), além da perfuração autônoma. Agora, estamos adquirindo a primeira máquina 100% elétrica para subsolo“, acrescentou. A eletrificação da frota faz parte das ações da AngloGold Ashanti rumo à meta Net Zero, de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050. Em 2022, a empresa reduziu em 33% a emissão de dióxido de carbono (CO₂), na comparação com o ano anterior. Para chegar a este cenário, manteve 100% do consumo de energia elétrica proveniente de fonte renovável certificada, sem emissões de carbono associadas. Outros projetos de eletrificação da frota estão em andamento para o alcance das novas metas.
A Epiroc Scooptram ST14, modelo que irá operar no subsolo da mina Cuiabá, apresenta grandes diferenciais. “A tecnologia elétrica garante uma operação mais silenciosa e eficiente, eliminando completamente as emissões de gases. Isso não só melhora a segurança e a produtividade, mas também reduz significativamente os custos operacionais. Ela é movida a baterias de íon-lítio que podem ser trocadas no próprio local para uma operação contínua pelo tempo que for necessário“, explica André Balhestero, gerente Nacional de Vendas da Epiroc. A necessidade de sistemas de ventilação complexos é reduzida já que o motor elétrico emite menos calor em comparação ao motor a diesel, aumentando a segurança e permitindo que os operadores trabalhem com mais qualidade e, portanto, maior produtividade, além de favorecer o alcance de profundidades maiores. Outro ponto importante é que a operação da Epiroc Scooptram ST14 significa uma redução de aproximadamente 9.120 litros de óleo diesel/mês, o que corresponde a uma queda de 500 kg de emissões de CO2 durante um turno de 6 horas e de 285 toneladas ao longo de um ano. O valor deste investimento inicial é de aproximadamente R$ 11 milhões, para um período de 18 meses de locação, e de mais R$ 2,7 milhões em infraestrutura.
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