A COPA ENERGIA INAUGURA A PRIMEIRA USINA FOTOVOLTAICA PARA ABASTECER SUA UNIDADE DE MATARIPE, NA BAHIA | Petronotícias




faixa - nao remover

A COPA ENERGIA INAUGURA A PRIMEIRA USINA FOTOVOLTAICA PARA ABASTECER SUA UNIDADE DE MATARIPE, NA BAHIA

caioA Copa Energia, uma das maiores empresas da América Latina em engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), inaugurou a primeira usina fotovoltaica para abastecer sua unidade de Mataripe, na Bahia. Em uma área de 10.000m², a usina tem potência capaz de suprir o consumo equivalente a mil residências, gerando até 1.400 MWh por ano em condições climáticas normais. Este abastecimento garantirá a autossuficiência energética da unidade, que passa a ser totalmente sustentável com geração local da energia consumida pela captação solar, como explica Adriano Lisboa dos Santos, Gerente Executivo de Compras da companhia:  “Esta usina contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo em que proporcionará uma economia de custos para a empresa. Temos uma equipe local que trabalhará em conjunto com os desenvolvedores das placas para garantir o monitoramento e a manutenção da usina de acordo com os mais altos padrões de segurança e excelência.”

Na ocasião, a Copa Energia recebeu o Selo ENERGIA RENOVÁVEL, emitido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), em parceria com a A3, empresa especializada em estratégia de investimento energético, construção de usinas e comercialização. “Estamos super felizes com este reconhecimento, que reforçaUSIUNA nosso compromisso com o meio ambiente e mostra que estamos no caminho certo”, comemora Adriano. Como parte de sua rota em direção a um mundo mais sustentável, a Companhia se diz comprometida com o desenvolvimento de outras formas de energia renovável. “O impacto da criação desta primeira usina se estende desde a ampliação da capacidade de absorção de novas empresas consumidoras de energia até a criação de novos empregos no mercado de energia sustentável, promovendo o desenvolvimento econômico e social da região”, revela Caio Turqueto (foto), presidente da Copa Energia.

O projeto foi aprovado pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) e passou por um rigoroso processo de comissionamento e certificação para garantir sua funcionalidade e segurança, conforme a exigência normativa da concessionária e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além de integrar o sistema de energia da Copa. A empresa pretende inaugurar ainda mais usinas fotovoltaicas entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025. A primeira onda de investimento em usinas fotovoltaicas tem a potência total de 3.8 MWp e suprem necessidades de consumo nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, já em construção. “O papel da Copa Energia na transição energética é liderar as mudanças da matriz energética, do Brasil para o mundo, a partir de soluções sustentáveis, confiáveis e que tragam resultados sólidos. Para isso, buscamos desenvolver cada vez mais soluções em energia limpa, contribuindo para uma economia de baixo carbono”, finaliza o executivo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of