A ROSATOM VAI CONSTRUIR NA NICARÁGUA UM CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS NUCLEARES PARA A MEDICINA
A Rosatom anunciou durante a realização da no Fórum Internacional ATOMEXPO 2024, em Peterburgo, na Rússia, um acordo para desenvolver tecnologias nucleares médicas com a Nicarágua. A cerimônia confirmou as negociações para o o desenvolvimento da cooperação no âmbito do projeto para a construção de um centro de medicina nuclear na Nicarágua. O documento foi assinado por Igor Obrubov, Diretor Geral da Rosatom Health Technologies JSC (uma divisão da Rosatom State Corporation), e Oscar Vásquez, Diretor de Serviços de Saúde do Ministério da Saúde da República da Nicarágua. Será um projeto conjunto para a construção de um centro de medicina nuclear de acordo com as tecnologias mais modernas. A principal especialização do futuro centro será o diagnóstico e tratamento de doenças socialmente significativas, em particular, o câncer. Além disso, as duas partes pretendem trocar informações e experiências no campo da medicina nuclear e o uso de tecnologias de radiação na saúde e cooperar no campo do treinamento avançado de profissionais de saúde.
O Fórum Internacional ATOMEXPO é um dos principais eventos da indústria nuclear global, a maior plataforma de exposição e negócios onde o estado atual da indústria nuclear é discutido e tendências em seu desenvolvimento futuro são formadas. Tem sido realizado desde 2009. Na exposição, as principais empresas da indústria nuclear global e setores relacionados apresentam suas tecnologias e habilidades. Igor Obrubov disse que “A Rosatom tem uma abordagem abrangente para a implementação de tarefas no campo da saúde. Nossas atividades incluem a produção de isótopos e a produção de radiofármacos, o desenvolvimento e produção de equipamentos médicos de alta tecnologia e a construção de instalações de infraestrutura médica. Estamos felizes em ajudar os cidadãos da República da Nicarágua a expandir oportunidades de acesso a tecnologias de energia nuclear pacífica de alta tecnologia para a preservação e promoção da saúde.”
Para Oscar Vásquez, “As habilidades da Rosatom na criação de instalações de infraestrutura médica especializada nos dão todas as razões para confiar na implementação eficaz de nosso projeto conjunto para criar um centro de medicina nuclear na Nicarágua. Este trabalho nos permitirá alcançar um nível qualitativamente novo no diagnóstico e tratamento de doenças socialmente significativas e expandir as oportunidades para médicos e pacientes na Nicarágua acessarem tecnologias modernas de medicina nuclear.”
A Rosatom Health Technologies JSC é uma divisão que acumula a expertise da Rosatom State Corporation no campo da medicina. A empresa foi estabelecida com base em empresas e institutos da Rosatom com o objetivo de desenvolver tecnologias médicas de forma abrangente na Rússia e no exterior. A Divisão de Tecnologias de Saúde está se desenvolvendo em quatro áreas principais: soluções integradas para medicina; produção e fornecimento de produtos isotópicos (em 50 países do mundo); equipamentos para diagnóstico e terapia; soluções para tratamento ionizante de produtos.
Deixe seu comentário