PETROBRÁS VENDE PARTICIPAÇÃO NOS CAMPOS DE CHERNE E BAGRE E FAZ ACORDO COM A CHINESA CNCEC PARA ENERGIA RENOVÁVEIS | Petronotícias




faixa - nao remover

PETROBRÁS VENDE PARTICIPAÇÃO NOS CAMPOS DE CHERNE E BAGRE E FAZ ACORDO COM A CHINESA CNCEC PARA ENERGIA RENOVÁVEIS

ASSA Diretoria Executiva da Petrobrás aprovou a cessão da totalidade de sua participação nos campos de Cherne e Bagre, localizados em águas rasas na Bacia de Campos, para a Perenco Petróleo e Gás do Brasil. A produção dos dois campos foi interrompida em março de 2020 e as respectivas plataformas estão hibernadas desde então.  O valor a ser recebido pela Petrobrás com a operação é de US$ 10 milhões, sendo US$ 1 milhão na data de assinatura do contrato para a cessão dos ativos e o restante no fechamento da transação, sujeito aos ajustes previstos no contrato.

A transferência desses campos para a Perenco traz a perspectiva de retomada da produção pelo novo operador. Ao mesmo tempo, essa transação possibilita que a Petrobrás direcione seus investimentos no segmento de E&P para ativos mais aderentes à estratégia da companhia, que envolve, entre outros fatores, a descarbonização crescente das operações. A empresa informa que não haverá prejuízo ou transferência de qualquer empregado da Petrobrás em decorrência da cessão dos ativos. A maior parte dos trabalhadores que atuavam na operação já foi realocada para outras atividades da companhia.

ACORDO COM CHINESES 

Ao mesmo tempo, a Petrobrás informou também que assinou um protocolo de intenções com a empresa China National Chemical Energy Company (CNCEC), abrangendo diversas áreas, com destaque para energias renováveis e transição energética. A parceria também prevê a avaliação de potenciais acordos comerciais nas áreas de exploração de petróleo; produção de fertilizantes a partir de gás natural e outras fontes; desenvolvimento da produção; refino; biorefino e petroquímica; engenharia, construção e serviços; além de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O acordo terá duração de dois anos e será imediatamente ativado com a análise conjunta de ativos de fertilizantes e petroquímica. A cerimônia de assinatura ocorreu no edifício-sede da Petrobras em Brasília e contou com a presença do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, e do presidente da CNCEC Brasil, Wei Wang. Também estiveram presentes na cerimônia o Diretor Executivo Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Sergio Caetano Leite, e o Gerente de Relacionamento Ásia, África e Oceania da Petrobras, Eduardo Campello.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of