A MACAW ENERGIES CRIA UMA SOLUÇÃO INOVADORA PARA A CAPTURA E REAPROVEITAMENTO DE CARBONO NAS OPERAÇÕES DE ÓLEO E GÁS
Nos últimos anos, com o mercado global mostrando uma maior preocupação acerca das mudanças climáticas, o setor de óleo e gás tem buscado meios para mitigar seu impacto ambiental. Em um marco histórico na COP28, 52 empresas líderes do setor de petróleo e gás comprometeram-se a eliminar a queima rotineira de gás até 2030. Essa iniciativa está alinhada com importantes organizações internacionais, como as iniciativas do Banco Mundial e da ONU para minimizar a sua prática. De acordo com a Agência Internacional de Energia, 140 mil milhões de metros cúbicos de gás natural foram queimados globalmente, liberando mais de 350 milhões de toneladas de CO2. Em meio a esses desafios, a Macaw Energies, subsidiária da Golar LNG, está promovendo avanços com a sua solução inovadora F2X. Uma recente avaliação de GEE realizada pela SUEZ Consulting destaca como essa tecnologia captura e reaproveita o gás que seria liberado na atmosfera em gás líquido. Essa solução oferece um caminho para reduzir a pegada de carbono das operações de petróleo e gás, com possíveis economias de emissões na geração de energia e no transporte superiores a 50%. Nos últimos anos, com o mercado global mostrando uma maior preocupação acerca das mudanças climáticas, o setor de óleo e gás tem buscado meios para mitigar seu impacto ambiental. Em um marco histórico na COP28, 52 empresas líderes do setor de petróleo e gás comprometeram-se a eliminar a queima rotineira de gás até 2030. Essa iniciativa está alinhada com importantes organizações internacionais, como as iniciativas do Banco Mundial e da ONU para minimizar a sua prática.
O relatório descreve um cenário em que uma operação de produção de petróleo com queima de 24.000 m3/d (0,85 mmscfd) de gás emite 63 toneladas de CO2e e usa diesel para alimentar uma operação de perfuração de 3,5 MW, gerando 59 tCO2e adicionais diariamente. Com a integração da tecnologia F2X da Macaw, essas emissões podem ser reduzidas em 55%, evitando a liberação de mais de 20.000 toneladas de CO2e anualmente.
Além disso, a adoção da solução da Macaw representa uma redução tangível de emissões SCOPE 1 para os produtores de petróleo e gás, permitindo emissões mais baixas do que os cenários de linha de base e potencialmente gerando créditos de carbono e incentivos de acordo com padrões específicos. Slim Hbaieb, CEO da Macaw Energies, fala sobre o potencial da tecnologia F2X: “Estamos em uma missão para redefinir a responsabilidade ambiental no setor de energia. A tecnologia F2X não apenas significa nosso compromisso com a inovação, mas também oferece uma solução escalável para um dos desafios mais críticos do setor. O relatório da SUEZ Consulting valida nossa abordagem, marcando um marco significativo em direção à descarbonização em larga escala.”
Deixe seu comentário