ABDAN PARTICIPA DE FÓRUM INTERNACIONAL SOBRE PEQUENOS REATORES MODULARES EM ATLANTA
Depois de uma agenda intensa em Pittsburgh, nos Estados Unidos, a comitiva empresarial organizada pela Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), esteve em Atlanta para participar do Fórum Internacional “SMR & Advanced Reactor 2024”, organizado pela Reuters. Durante os dias de evento, que foi realizado ontem (1º) e hoje (2), a delegação brasileira participou de uma série de reuniões com empresas internacionais para discutir possíveis novos negócios e potenciais parcerias.
Pelo lado brasileiro, participaram as empresas Amazul, INB, Atech, Diamante e Tractebel-Engie. Os executivos dessas companhias se reuniram com lideranças das empresas ASP Isotopes, Hitachi Energy, TerraPower, Constellation Energy, Bechtel Power Corporation, Terrestrial, Siemens, Korea Hydro & Nuclear Power, Excel, Urenco USA, Sumitomo Corporation of Americas, Dominion Energy e AECON.
Durante os dois dias de fórum, foram discutidos aspectos para superar obstáculos na cadeia de suprimentos, alocação de recursos, financiamento, regulamentação e licenciamento, a fim de levar os projetos de SMRs e reatores avançados do planejamento à implementação.
A comitiva brasileira também participou de um jantar com o Nuclear Energy Institute (NEI), entidade americana coirmã da ABDAN. Para lembrar, as duas instituições assinaram em 2020 um memorando para expansão do Programa Nuclear Brasileiro. O acordo concentra-se em áreas de cooperação, incluindo a implantação de novas tecnologias nucleares no Brasil e na promoção da inclusão de tecnologias nucleares nos diálogos e fóruns bilaterais entre EUA e Brasil.
Para fechar a agenda da comitiva pelos Estados Unidos, está prevista uma visita à fábrica da Holtec, na Filadélfia. No Canadá, os representantes brasileiros terão encontros agendados em Toronto, onde explorarão as estratégias, projetos e tecnologias de SMR do governo canadense. Empresas e centros de ciência e tecnologia como ARC, Terrestrial Energy, Global First Power e Candu Monark estarão entre os locais visitados, proporcionando uma visão abrangente das inovações e práticas no campo nuclear.
ABDAN em Atlanta: Um passo crucial para o futuro da energia nuclear no Brasil A participação da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) no Fórum Internacional “SMR & Advanced Reactor 2024”, em Atlanta, representa um marco importante para o futuro da energia nuclear no Brasil. A iniciativa demonstra o compromisso do setor com o avanço tecnológico e a busca por soluções inovadoras e sustentáveis. A presença de empresas brasileiras como Amazul, INB, Atech, Diamante e Tractebel-Engie em um evento de tal calibre demonstra o interesse do país em se tornar um player relevante no mercado global de SMRs… Read more »
A demanda por energia cresce ao passo que as fontes são pressionadas, seja por questões climáticas ou por capacidade! Nuclear é a solução estável e segura!
Até a fusão se tornar uma plicaçao real e de Viabilidade disponível, teremos que ter alternativas mais confiáveis , diante da insegurança energética de fontes renováveis ameaçadas pelas mudanças climáticas! Que a curto ou médio prazo possa se tornar um caos. O uso de micro reatores de alta tecnologia seria, ou será a alternativa assertiva, até que se possa migrar ao uso da energia de fusão!