MME TRAÇA PLANO EM PARCERIA COM DISTRIBUIDORAS PARA RETOMAR FORNECIMENTO DE ENERGIA NO RIO GRANDE DO SUL
O drama humanitário vivido pelos brasileiros no Rio Grande do Sul é amplificado pela falta de um insumo básico: a eletricidade. Atualmente, segundo o último balanço da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgado na noite de ontem (7), cerca de 467 mil gaúchos estão sem os serviços de abastecimento de energia. O Ministério de Minas e Energia (MME) organizou uma reunião com representantes das distribuidoras de energia elétrica e definiu um plano estrutural para o reestabelecimento da distribuição de energia e reconstrução do parque elétrico do Rio Grande do Sul.
A ideia é que as distribuidoras façam uma força-tarefa para ajudar nos trabalhos de recomposição da rede. O plano será coordenado pelo MME. Ao todo, 500 eletricistas de outros estados reforçarão as equipes gaúchas que atuam desde o início dos incidentes tendo apoio das Forças Armadas para deslocamento. Atualmente, mais de 4.000 funcionários das distribuidoras com contratos no Rio Grande do Sul operam em regime de revezamento, de forma ininterrupta.
Segundo o ministério, os equipamentos de infraestrutura destinados à substituição dos ativos afetados serão compartilhados entre as concessionárias de outras regiões do país, contribuindo para a logística necessária visando restabelecer a distribuição de energia.
Em paralelo, a ANEEL planeja flexibilizar o uso dos recursos destinados à eficiência energética. Essa medida facilitará a distribuição de geladeiras, lâmpadas e chuveiros elétricos para a população mais necessitada e que foi severamente impactada pelas chuvas. De acordo com o MME, em um balanço divulgado ontem à noite, cerca de 20 mil famílias tiveram o fornecimento de energia restaurado nas últimas 24 horas no Rio Grande do Sul. No final de semana, o número de unidades sem energia no estado chegou a 560 mil.
Tem muito trabalho pela frente. Gostaria de colocar a sabedoria, a energia e o conhecimento dentro da profissão de engenharia elétrica, distribuição e subestações a disposição para apoio ao reestabelecimento do sistema eletrico no rio grande do sul.