AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA ACELERA CONTATOS COM O IRÃ, PREOCUPADA COM A POSSIBILIDADE DE UMA ARMA NUCLEAR | Petronotícias




faixa - nao remover

AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA ACELERA CONTATOS COM O IRÃ, PREOCUPADA COM A POSSIBILIDADE DE UMA ARMA NUCLEAR

grosiiO diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, disse que propôs um conjunto de “medidas práticas concretas” para revitalizar a Declaração Conjunta de 2023 da agência com o Irã durante uma visita ao país esta semana. A declaração conjunta, anunciada em março do ano passado, é um “documento importante” que estabelece os termos da cooperação em inspeções e salvaguardas no Irã, bem como especifica “medidas adicionais” a serem tomadas pelas partes, e ainda permanece em vigor, disse Grossi. Numa conferência de imprensa conjunta com o vice-presidente iraniano e presidente da Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI), Mohammad Eslami, Grossi declarou: “Hoje concordamos em dar continuidade a este documento. Apresentamos uma proposta à República Islâmica do Irã incluindo um conjunto de etapas operacionais que definem o nosso caminho para avançar.”

Eslami também descreveu a declaração conjunta como uma boa base para estabelecer interações entre a AIEA e a AEOI. Num comunicado divulgado pela AEOI, reconheceu que o “processo de interações” entre as duas agências tinha abrandado e ambas as partes manifestaram a sua insatisfação com isso. “Mas hoje, de acordo com a revisão que fizemos sobre as conquistas dessa declaração, criou-se a esperança de que a partir de agora seguiremos a linha de base baseada numa continuidade e interação comum”, acrescentou.

Grossi disse que o progresso inicial ao abrigo da declaração de março de 2023 “desacelerou quase ao ponto de parar, levando a um longo período em que as partes não conversaram diretamente com entre si e que descreveu como extremamente negativo”. O seu objetivo era “reengajar, ter uma conversa séria e começar a analisar uma série de propostas concretas, que possam enquadrar-se nas diferentes áreas que esta declaração conjunta abrange”, acrescentou. Grossi disse ainda que não seria “apropriado” para ele descrever estas propostas de outra forma que não em termos gerais nesta fase, até que sejam acordadas, além de dizer que estão relacionadas com o enriquecimento de urânio e com o acesso a certas instalações. Ele confirmou que as discussões também abordaram a designação de inspetores da AIEA: o Irã anunciou em setembro de 2023 uma decisão de retirar a designação de vários inspetores experientes da AIEA designados para realizar atividades de verificação no Irão ao abrigo do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares,  uma medida que na altura foi descrita como um “golpe desnecessário” numa relação já tensa.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of