DIRETORIA COLOCADA POR JAVIER MILEI NA YPF AVANÇA PARA CONSEGUIR US$ 2,5 BILHOES E CONSTRUIR O GASODUTO DE VACA MUERTA | Petronotícias




faixa - nao remover

DIRETORIA COLOCADA POR JAVIER MILEI NA YPF AVANÇA PARA CONSEGUIR US$ 2,5 BILHOES E CONSTRUIR O GASODUTO DE VACA MUERTA

MAXA maior produtora de petróleo e gás da Argentina, a estatal YPF, sob o manto de Javier Milei, está  avançando seus planos para construir um gasoduto de 2,5 bilhões de dólares através do país, que é fundamental para desbloquear as exportações de petróleo bruto da vasta mancha de xisto de Vaca Muerta, na Patagônia. A YPF recebeu recentemente autorização ambiental para o chamado gasoduto Vaca Muerta Sur e está buscando propostas de empreiteiros para construí-lo, disse Max Westen(foto principal), chefe de estratégia e desenvolvimento de negócios. Durante anos, a YPF liderou a perfuração em Vaca Muerta em parceria com outras empresas petrolíferas. Agora, quer  fazer o mesmo para a construção de gasodutos e uma usina de tratamento de gás natural liquefeito. “A licença ambiental é um marco fundamental e estamos em discussões com o resto da indústria petrolífera. Há muito interesse em participar”, disse Westen.

A capacidade do oleoduto é o principal gargalo que impede Vaca Muerta, uma formação aclamada, mas subdesenvolvida, muitas vezes comparada ao Permiano nosVACA MUERTA Estados Unidos. No ano passado, o governo construiu uma nova linha principal para o gás de xisto que está ajudando a reduzir as importações de GNL do país. Está também  invertendo o fluxo de um gasoduto originalmente concebido para trazer combustível da Bolívia, para que as províncias do norte da Argentina possam ser abastecidas por xisto doméstico. Os dois projetos poderão um dia permitir que a Argentina envie seu gás para o vizinho Brasil, que está muito interessado em comprar este gás.

Mas os embarques de petróleo bruto são uma forma mais rápida de gerar os milhares de milhões de dólares por ano que a Argentina procura para ajudar a recuperar a sua economia em dificuldades. É por isso que  as empresas, incluindo a YPF, estão  desviando a sua atenção para a janela petrolífera de Vaca Muerta. As petroleiras já retomaram as vendas de petróleo bruto para o vizinho Chile, depois de muitos anos. Estão também usando da Oldelval, para a expansão das instalações existentes para transportar petróleo bruto para o exterior a partir da costa atlântica da Argentina. Essa rota terá em breve uma capacidade extra de 45 mil barris por dia, além de outros 200 mil barris no próximo ano, disse Westen.

VACAVaca Muerta Sur irá do coração de xisto da província de Neuquén, atravessando o norte da Patagônia até Punta Colorada, onde um porto deverá ser construído para carregar navios-tanque. O conduto deverá transportar 180 mil barris por dia em 2026 e poderá eventualmente ter capacidade para 700 mil barris. Para Westen Vaca Muerta Sur é a rota de evacuação mais competitiva para monetizar o petróleo em Vaca Muerta. É por isso que a YPF o considera uma prioridade sobre qualquer outro projeto.” A produção líquida de óleo de xisto da YPF no primeiro trimestre atingiu um recorde de 112 mil barris por dia, um aumento de três por cento em relação ao trimestre anterior. A nova administração da YPF – nomeada pelo presidente Javier Milei – está desinvestindo em antigos campos petrolíferos convencionais para se concentrar em Vaca Muerta, numa tentativa de aumentar o preço das suas ações e retomar o pagamento de dividendos aos acionistas. A empresa apresentou os blocos em um roadshow para investidores em Houston e Calgary no mês passado, gerando interesse de cerca de 70 empresas, disse Westen. A YPF se prepara para receber propostas em junho e espera concluir as vendas até o final do ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of