EMBARCAÇÃO ÔNIX INICIA VIAGEM PARA INSTALAÇÃO DE LINHAS SUBMARINAS NO CAMPO DE ATLANTA | Petronotícias




faixa - nao remover

EMBARCAÇÃO ÔNIX INICIA VIAGEM PARA INSTALAÇÃO DE LINHAS SUBMARINAS NO CAMPO DE ATLANTA

onixO projeto para instalação do sistema de produção definitivo de Atlanta, na Bacia de Santos, teve novos avanços. A Seagems (antiga Sapura) iniciou a viagem do navio Ônix rumo ao campo, após passar 14 dias carregando a embarcação com linhas e umbilicais no Porto do Rio de Janeiro. Para lembrar, a Seagems foi contratada em 2022 pela Enauta (operadora do campo de Atlanta) para o projeto de interligação de todo um sistema submarino (dutos flexíveis, umbilicais e equipamentos). O acordo terá duração de três anos, com conclusão prevista para 2025.

Ao todo, o navio foi carregado com 16,3 km de linhas flexíveis e 12,1 km de umbilicais, além de 170 toneladas de MPP (Multi Phase Pumps), utilizadas para aumentar a pressão para escoamento do óleo do poço até a plataforma – uma instalação também inédita para a Seagems. O projeto é de longo prazo e foi elaborado de ponta a ponta pela parceria Seagems e Sapura Energy, envolvendo desde o desenvolvimento de soluções estratégicas em engenharia, a aquisição dos materiais, até manuseio e instalação de dutos com os navios da companhia brasileira – esta última parte começa agora.

umbilicaisPara nós, essa operação é um marco e motivo de orgulho. Pela primeira vez estamos fazendo parte de toda a operação de exploração de petróleo, desde a engenharia do projeto, compra das linhas e umbilicais, lançamento, conexão à plataforma, até a garantia do primeiro óleo para a Enauta, previsto para agosto desse ano. Acredito que esse é só um primeiro passo para a Seagems assumir projetos dessa robustez junto à outras petroleiras do Brasil e do mundo”, afirmou o diretor de Operações da Seagems, Fillipe Ferreira.

O projeto irá desmobilizar o existente sistema de produção antecipada do campo de Atlanta, e redirecionar os flexíveis e umbilicais ao novo FPSO Atlanta, além de realizar a conexão de três novos poços. O FPSO Atlanta, que fará parte do sistema de produção definitivo do campo, terá capacidade de produzir 50 mil barris de petróleo por dia. Conforme noticiamos ontem (16), o FPSO chegou ao campo e já está passando por atividades de ancoragem. O primeiro óleo está previsto para o mês de agosto.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of