A GIGANTE DA ENERGIA NO BRASIL ENGIE ANUNCIA A DESCARBONIZAÇÃO DE UM CAMAROTE DA MARQUÊS DE SAPUCAÍ
O estranho e quase incompreensível mercado de créditos de carbono. Veja este exemplo neste comunicado informando que a gigante ENGIE, líder em energia renovável do Brasil, descarbonizou o camarote da Sapucaí Rio Exxperience, por meio de créditos de carbono da Hidrelétrica Jirau, que tem como acionistas ENGIE (40%), Eletrosul (20%), Chesf (20%) e Mitsui (20%). As emissões são neutralizadas com o uso de créditos de carbono oriundos da produção de energia renovável da Hidrelétrica Jirau, que é registrada no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo das Nações Unidas ONU. Foram neutralizadas não apenas as emissões do camarote como também do deslocamento do público. Jirau, localizada no Rio Madeira, em Rondônia, é a quarta maior geradora de energia elétrica do Brasil em capacidade instalada e já utilizou créditos de carbono para descarbonizar outros eventos, como o Rio Open, principal torneio de tênis da América do Sul, além dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
O próprio presidente da companhia, o atuante Mauricio Bähr, explicou que o propósito “é agir para acelerar a transição para uma economia neutra em carbono por meio do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis, o que inclui a redução e a neutralização de emissões”. Ele ainda acrescentou: “Nosso objetivo em apoiar eventos como o Camarote Rio Exxperience é garantir que, a cada ano, eles se tornem cada vez mais sustentáveis”. O cálculo dos créditos utilizados pelo camarote foi feito pela IBIOMA, uma solução da OMA Group, e contemplou a contagem dos créditos de 10 a 17 de fevereiro. Com a descarbonização, a BarizON Entretenimento recebeu o selo Empreendedor Sustentável ASG Brasil.
“A preservação do presente e do futuro do planeta é cada vez mais urgente e tornar eventos e parcerias sustentáveis é uma estratégia fundamental e propósito da BarizON Entretenimento. Estamos muito felizes e realizados com a certificação carbono neutro. Desde 2017, cada passo dado no Camarote RioExxperience tem um direcionamento para um impacto positivo no futuro ambiental. A jornada de 2024 começou com a mobilização da produção, passando pela logística de serviços e de transporte dos convidados e muitas outras ações até a desmobilização. Com essas iniciativas e alinhados com os padrões da agenda 2030 da ONU, trabalhamos para a melhor experiência de um Carnaval Sustentável e lnclusivo”, comenta o CEO da BarizON Entretenimento, Marco Antonio Barizon (foto à esquerda).
Deixe seu comentário