ABIQUIM BUSCA ESTRATÉGIA PARA O SETOR QUÍMICO EM REUNIÃO COM A CÚPULA DO GOVERNO EM BRASÍLIA
O presidente Lula se reuniu, em Brasília, com integrantes da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) para debater medidas que alavanquem o desenvolvimento do setor. Lula falou das potencialidades da cadeia produtiva, da necessidade de um plano estruturado para impulsionar a competitividade e, ainda, das preocupações relacionadas ao surto de importações de produtos químicos e ao alto custo das fontes energéticas. O presidente disse também que deseja uma indústria química forte para o Brasil, com grande capacidade competitiva entre as principais economias globais, estando em 2º ou 3º no ranking mundial – hoje, temos a 6ª maior do mundo.
O presidente Lula também solicitou que o setor apresente um projeto estruturante, mas que, independentemente disso, o governo encaminhará as medidas urgentes que o segmento precisa para conter o recuo da produção nacional de produtos químicos, em especial a elevação de imposto de importação para conter as entradas predatórias. Na reunião no Palácio do Planalto também estavam presentes o Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e os Ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil).
Para alcançar os objetivos traçados nesta reunião, foi encaminhada a criação, nos próximos dias, de um grupo de trabalho formado por governo, por meio de integrantes interministeriais, e membros da Abiquim, com o intuito de desenvolver de forma coordenada medidas urgentes e a longo prazo para a indústria química. A Abiquim mostrou à Lula a intensa contribuição que o segmento já promove para o país, gerando mais de 2 milhões de empregos e representando 12% de todo o PIB industrial. “Além disso, criamos elos de transformação em diferentes setores, sendo agregadores de valor para outras várias áreas da economia, como agricultura, construção civil e vestuário”, reforçou André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim.
Deixe seu comentário