A INTERFOOD REDUZ AS DESPESAS PORTUÁRIAS TEMPO E MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS COM OPERAÇÕES ESTRUTURADAS PELA MOVECTA | Petronotícias




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A INTERFOOD REDUZ AS DESPESAS PORTUÁRIAS TEMPO E MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS COM OPERAÇÕES ESTRUTURADAS PELA MOVECTA

RODIGOO assunto agora é eficiência logística. A Interfood, uma das maiores importadoras de produtos premium do Brasil, tem detectado ganhos estratégicos e vantagens competitivas em projetos e soluções desenvolvidas pela Movecta. A parceria, iniciada em 2000, já passou por diversos momentos desafiadores, mas sempre acabou se convertendo em entrega de resultados acima do planejado. Rosi Mazaro, diretora de operações da Interfood, disse que  “A Movecta sempre procurou seguir o SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço na tradução livre), mas na maior parte das vezes eles superaram o que estava estabelecido em contrato. Nunca tivemos problemas em antecipar posicionamentos, carregamentos de mercadorias e transporte. A etapa logística é um dos diferenciais competitivos no mercado em que atuamos e estamos sempre em busca dos melhores resultados. Nessa longa parceria que estabelecemos, a qualidade no atendimento sempre foi um dos diferenciais para nós, além de outros ganhos conquistados em mais de duas décadas.

A executiva revela alguns indicadores de sucesso conquistados na parceria, como redução de despesas portuárias, movimentação de cargas e prazo de entrega. “A equipeINTER da Movecta de Itajaí estruturou um projeto que contemplava a redução de despesas com demurrage (taxa cobrada pelos armadores pelo atraso na devolução de contêineres). Este item pode impactar fortemente nos custos de importação. A capacidade de armazenagem e a agilidade da Movecta nas operações têm nos ajudado a aliviar a pressão com custos, reduzindo em 20% nossas despesas apenas com esse item”, conta a diretora. “Também notamos uma redução de 50% no prazo de entrega e movimentação das mercadorias no Guarujá. A Movecta sempre conseguiu liberar a carga de maneira muito rápida, antecipando as etapas da operação, principalmente no movimento e posicionamento dos contêineres. Outro dado importante é que a taxa de avaria também é mínima, inferior a 1%”, afirma Rosi.

A Movecta passou a operar com todo o volume de bebidas importadas pela empresa, incluindo categorias de vinhos, cervejas, licores, destilados e não alcoólicos. Rodrigo Bacelar(foto principal), diretor comercial da Movecta, disse que “Sempre procuramos oferecer uma equipe qualificada e pronta para ajudar o cliente em qualquer situação. Um exemplo disso é a não conformidade de alguns selos, rótulos e etiquetas. Se eles não atendem as regras dos órgãos fiscalizadores, a carga não pode ser liberada. Então sempre colocamos uma equipe à disposição para auxiliar nesse processo, feito manualmente pelos operadores e com todo o cuidado necessário para evitar avarias;”

ELIELEm abril de 2020 a Interfood decidiu transferir quase toda sua operação do litoral paulista para Itajaí, em Santa Catarina. Do anúncio do projeto até sua finalização, foram seis meses para elaborar novas soluções que atendessem às necessidades da companhia nesse outro porto. “Nesta nova fase, nosso maior desafio foi centralizar uma operação que era totalmente internalizada. Iniciamos o atendimento da carga alfandegada, evoluímos para a desova dos contêineres e atualmente armazenamos em nosso centro logístico em Itajaí e transportamos até o CD da Interfood, localizado em São Bernardo do Campo (SP)”, explica Eliel Paulo Breve da Silva(foto a esquerda), gerente comercial da Movecta em Itajaí. Para se ter uma ideia da complexidade da operação, de março de 2023 a março de 2024, a Movecta movimentou 16,6 milhões de garrafas, o que equivale, em média, a 120 contêineres por mês. Diariamente são realizadas de quatro a cinco saídas de caminhões de Itajaí para São Bernardo do Campo, somando anualmente 442 viagens para o transporte de mercadorias e cerca de 270 mil quilômetros percorridos.

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