GÁS VERDE FECHA ACORDO PARA SUBSTITUIR GÁS POR BIOMETANO EM PLANTA DA VESUVIUS NO RIO DE JANEIRO
A Gás Verde anunciou a conquista de um contrato de cinco anos para fornecimento de 6,9 milhões de metros cúbicos de biometano para substituir o gás natural na planta da e a metalúrgica Vesuvius em Campo Grande – um dos bairros com maior crescimento nos últimos anos na cidade do Rio de Janeiro. Com o acordo, a Vesuvius espera evitar mais de 14 mil toneladas de emissão de gás carbônico (CO2), reduzindo em mais de 99% os gases poluentes da operação fabril. O abastecimento da unidade fabril da Vesuvius começa no início do segundo semestre deste ano. A distribuição será pelo modal rodoviário em carretas movidas a biometano, a partir da planta de Seropédica da Gás Verde.
O contrato contribuirá para o cumprimento das metas da companhia de atingir net-zero até 2030, sendo a primeira planta do grupo no mundo (ao todo são 54, distribuídas entre outros países) a atingir o objetivo. “Com a adoção do biometano, reforçamos o comprometimento da Vesuvius com os desafios da descarbonização mundial. São ações complementares que resultarão no cumprimento das metas de sustentabilidade da companhia”, afirmou o Diretor de Operações da América Latina da Vesuvius, Júlio Esteves (foto principal).
A Gás Verde produz o gás renovável a partir do tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos provenientes do aterro sanitário de Seropédica (RJ), o maior da América Latina. O biometano tem a mesma aplicação do gás natural e pode substituir em definitivo os combustíveis fósseis em processos produtivos e frotas leves e pesadas, como o gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás natural, o óleo combustível, a gasolina, o diesel e o GNV, por exemplo.
“A Gás Verde está comprometida em apoiar os diferentes setores industriais e de transporte a superar os desafios de descarbonização em suas operações e cadeia de fornecedores. Cada vez mais, as companhias estão utilizando o biometano para reduzir o impacto de gases poluentes de forma eficaz, reduzindo suas emissões em vez de compensar futuramente. Estamos otimistas com essa parceria com a Vesuvius, pois representa avanços expressivos no setor metalúrgico, possibilitando ao cliente uma solução 100% renovável”, afirmou o CEO da Gás Verde, Marcel Jorand (foto à direita).
Deixe seu comentário