CASA DOS VENTOS UTILIZARÁ ÁGUA DE REUSO EM PLANTA DE HIDROGÊNIO VERDE NO CEARÁ
A Casa dos Ventos anuncia avanços em seu projeto de produção de hidrogênio e amônia verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará. Desta vez, a companhia assinou um memorando de entendimento com a Utilitas, empresa do segmento de tratamento de água e de efluentes. Com o acordo, a Casa dos Ventos quer usar água de reuso para a planta de hidrogênio verde no Pecém.
O documento assinado com a Utilitas prevê a contratação de uma vazão de até 1.500 m³ por hora de água bruta de reuso, suficiente para alimentar a primeira fase de produção. A Utilitas fornecerá à Casa dos Ventos água de reuso produzida a partir dos efluentes sanitários da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), gerados por uma população de cerca de 1 milhão de habitantes.
“Este documento consiste em um importante passo para a adoção de medidas ambientais sustentáveis ao longo de toda a cadeia produtiva do hidrogênio e da amônia verde no Pecém”, afirma o diretor de Engenharia da Casa dos Ventos, Francisco Habib. “A Casa dos Ventos está comprometida com a transição energética e, portanto, um dos objetivos que busca atingir no projeto H2V Pecém é a adoção de soluções sustentáveis e ambientalmente aceitas do início ao fim do projeto, sendo a utilização de água de reuso parte fundamental deste objetivo”, acrescentou.
A planta da Casa dos Ventos no Pecém será dividida por fases e terá sua capacidade final de até 2.4 GW de eletrólise, produzindo 1030 toneladas de hidrogênio por dia, o que possibilitará a produção de 2 milhões de toneladas de amônia por ano.
Deixe seu comentário