NOVOS DIRETORES DA PETROBRÁS FORAM ELEITOS HOJE E ASSUMEM EM MEIO A MUDANÇAS NOS RUMOS DA COMPANHIA
Agora é oficial. Os nomes indicados pela presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, para a diretoria da companhia foram oficialmente eleitos nesta sexta-feira (28). Renata Baruzzi assumirá a diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Sylvia dos Anjos ficará com a diretoria de Exploração e Produção, e Fernando Melgarejo será o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores. Com os nomes aprovados, a diretoria executiva passa a ter quatro mulheres, um recorde na história da Petrobrás. Além das diretoras recém-eleitas, Magda Chambriard e Clarice Coppetti completam a lista feminina no alto comando da petroleira.
Além do forte simbolismo da presença histórica de mulheres na liderança da companhia, a nova formação da diretoria acontece em um momento de mudança de rumos na Petrobrás. Magda Chambriard foi indicada pelo presidente Lula para acelerar os investimentos da empresa no país. Nas palavras da própria Magda, ela recebeu uma encomenda de Lula: a de “movimentar a Petrobrás, porque a empresa impulsiona o PIB do país”. Em outras palavras, isso significa que o governo quer ver a petroleira contratando a indústria nacional, envolvendo as empresas brasileiras e os estaleiros nacionais em seus projetos, ao mesmo tempo em que preserva as suas regras de conformidade e economicidade.
Uma diretoria em especial chama atenção da indústria nacional – a de Engenharia, Tecnologia e Inovação, que agora está sob as mãos de Renata Baruzzi. É dali que saem as decisões relacionadas aos termos para contratação de novas plataformas. A indústria naval brasileira aguarda ansiosamente por condições de participar mais ativamente nesses empreendimentos. Na diretoria de Exploração e Produção, de Sylvia dos Anjos, o desafio também não será pequeno. Além de ter que tocar os atuais projetos no pré-sal, a diretoria também será responsável por avaliar o potencial da Margem Equatorial, bem como desenhar um projeto de produção para área, caso as projeções de grandes reservas sejam comprovadas durante a etapa de exploração.
Renata Baruzzi e Sylvia Anjos tomaram posse nesta sexta-feira. Fernando Melgarejo foi eleito com efeitos a partir de 15 de julho, data em que estará concluído seu processo de aposentadoria após 37 anos de carreira no Banco do Brasil. As indicações foram submetidas aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia.
Relembre a seguir os currículos das novas diretoras e do novo diretor:
Renata Baruzzi é formada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com especialização em Gestão Estratégica de Tecnologia pela COPPE/NCE e em Administração pelo IBMEC, além de diversos cursos de extensão no exterior com destaque para o Advaced Management Program (AMP) na Harvard Business School. Ingressou na Petrobras há 38 anos tendo atuado na Refinaria de Cubatão (RPBC), Refinaria de Paulínia (REPLAN) nos oito primeiros anos da Companhia. Iniciou a carreira gerencial em 2001 no RH, posteriormente passou a atuar na Engenharia onde, por 12 anos, ocupou todos os níveis gerencias chegando à Gerente Executiva da ETM-CORP (Engenharia, Tecnologia e Materiais – Corportativo) em 2012. Tem experiência internacional, onde atuou como Corporate Manager na Petrobras América Inc (Houston, TX) de 2015 a 2019. Atualmente estava gerenciando a área de Gestão Integrada da Logística.
Desde 2023 consultora especial da presidência da Petrobras, Sylvia Maria Couto dos Anjos é formada em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui mestrado em Geologia pela University of Illinois at Urbana-Champaign e PhD pela mesma universidade. Geóloga aposentada da Petrobras, possui mais de 42 anos de experiência na área de E&P, tendo ocupado diversos cargos gerenciais ao longo de sua carreira na companhia, com especial destaque às funções no Cenpes, na Gerência Geral da Exploração, de Gerente Geral de Tecnologias do Ativo de Libra. Atuou, ainda, no programa “Gás & Energia competitivo”, preparando a Petrobras para o novo cenário competitivo do gás natural no Brasil. Orientadora de inúmeras teses de mestrado e doutorado, com dezenas de publicações nacionais e internacionais. Membro e co-fundadora do Comitê de diversidade do IBP desde 2018. Foi presidente por dois termos da Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo – ABGP e também vice-presidente da American Association of Petroleum Geologists – AAPG Latin America.
Fernando Melgarejo é formado em Ciências Econômica União Educacional de Brasília (UNEB), pós-graduado em Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com mestrado em Economia de Empresas na Universidade Católica de Brasília (UCB). Possui tem 37 anos no conglomerado Banco do Brasil S/A, dos quais dedicou cerca de 30 anos à área financeira, onde foi Gerente Executivo na Diretoria de Finanças e Relações com Investidores da Banco do Brasil na área de Estruturação e Análise Financeira. É Diretor de Participações da Previ desde 2022, onde foi também o Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ) em 2023. É atualmente Conselheiro de Administração e integra o Comitê de Auditoria da Neoenergia, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Litel e Conselheiro Curador da Fundação Banco do Brasil.
Deixe seu comentário