A BRITÂNICA LLOYD’S REGISTER VÊ A ENERGIA NUCLEAR COM POTENCIAL DE TRANSFORMAR O SETOR MARÍTIMO COM OS SMRs | Petronotícias




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A BRITÂNICA LLOYD’S REGISTER VÊ A ENERGIA NUCLEAR COM POTENCIAL DE TRANSFORMAR O SETOR MARÍTIMO COM OS SMRs

Mark TippingA ascensão dos pequenos reatores modulares (SMRs) aponta para uma mudança significativa nas aplicações nucleares na navegação, se os obstáculos regulatórios puderem ser superados, afirmou a sociedade de classificação Lloyd’s Register em um novo relatório. A energia nuclear pode transformar a indústria marítima com navios livres de emissões, enquanto estende o ciclo de vida das embarcações e elimina a incerteza em relação ao desenvolvimento da infraestrutura de combustível e reabastecimento, mas as considerações de regulação e segurança devem ser abordadas para sua adoção comercial em larga escala.

O novo relatório “Fuel for Thought: Nuclear” da Lloyd’s avalia a oportunidade apresentada pela energia nuclear para o setor marítimo comercial, dado seu histórico comprovado em aplicações navais, destacando o papel dos novos SMRs em trazer ao mercado reatores de baixa manutenção adequados para atender às necessidades de propulsão e energia dos navios comerciais. Conforme explicado, as relações comerciais entre os armadores e os produtores de energia serão alteradas, já que a energia provavelmente será alugada dos proprietários dos reatores, separando o armador das complexidades de licenciamento e operação da tecnologia nuclear. Os SMRs representam “um avanço” no design de reatores, enfatizando segurança, eficiência e modularidade para uma produção simplificada.

À medida que a tecnologia dos SMRs amadurece e a clareza regulatória aumenta, designs de navios otimizados para propulsão nuclear surgirão, inaugurando uma nova era de embarcações eficientes e ambientalmente amigáveis. O relatório destaca a importância vital de adotar protocolos de segurança rigorosos para priorizar a proteção dos marinheiros e do meio ambiente.

msc-mina-container-ship-the-maritime-economy-publicationsAinda segundo o documento, a prontidão tecnológica para a energia nuclear está melhorando, conforme a atualização mais recente do Zero Carbon Fuel Monitor do LR Maritime Decarbonisation Hub, com reatores de água pressurizada (PWR), micro reatores e reatores de sal fundido (MSR) emergindo como algumas das tecnologias mais promissoras para aplicações marítimas. No entanto, os níveis de prontidão comunitária (CRL), que são afetados pela percepção pública da energia nuclear, e os níveis de prontidão de investimento (IRL) permanecem baixos devido às incertezas em torno da adoção mais ampla da tecnologia nuclear na navegação comercial.

O ‘Fuel for Thought: Nuclear’ representa uma das primeiras visões gerais facilmente acessíveis sobre o uso da energia nuclear na navegação, combinando informações de uma ampla variedade de fontes em um único relatório voltado para a navegação comercial e a cadeia de valor marítima mais ampla. Embora seu uso na navegação comercial tenha sido limitado, ao superar percepções negativas e a falta de níveis de investimento, a propulsão nuclear poderia proporcionar um valor imenso para o setor marítimo em sua jornada de descarbonização, permitindo navios sem emissões com ciclos de vida mais longos que requerem infraestrutura de reabastecimento mínima, ou no melhor cenário, limitando totalmente essa necessidade”, comentou Mark Tipping, diretor da Power to X da Lloyd’s Register.

Em notícias relacionadas, a Nuclear Energy Maritime Organization (NEMO), uma organização recentemente fundada focada na aplicação prática de novas soluções nucleares na indústria marítima, recebeu três novos membros desde 1º de julho. São eles: OEGS Technology, Global Nuclear Security Partners e Pillsbury Winthrop Shaw Pittman tornaram-se membros plenos da entidade, que continua a ampliar e fortalecer os esforços colaborativos no setor nuclear marítimo.

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