ROUBO DE MATERIAL RADIOATIVO EM SÃO PAULO ACHADO UMA SEMANA DEPOIS PODE É ALERTA PARA PROTOCOLO DE TRANSPORTES
Ufa! A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informa que localizou, há pouco, a coluna de Ge-68 que havia sido furtada, com atividade de 30 mCi. A coluna foi encontrada íntegra em um ferro-velho, que teria sido responsável pela venda das peças de chumbo para uma loja de baterias em Itaquera. Com isso, a CNEN encerrou essa ocorrência no âmbito de sua competência. “É importante ressaltar que não houve rompimento do material, dispersão ou contaminação, sendo recuperado intacto,” disse a CNEN em seu comunicado. Brevemente, a CNEN soltará um boletim contendo a descrição completa da ocorrência e as ações que foram adotadas, inclusive detalhes técnicos de interesse público. “A CNEN destaca o papel fundamental de toda a sua estrutura de emergência, comprometida com a segurança dos cidadãos e com a transparência das informações.”
Mas, aqui pra nós, o incidente precisa servir como um alerta vermelho em relação às vulnerabilidades envolvidas na gestão de materiais radioativos. É fundamental que empresas e instituições reforcem seus protocolos de segurança para evitar futuros possíveis problemas, que possam colocar em risco a saúde pública e a segurança. Isso deveria ser anunciado brevemente. Atualmente há tecnologias acessíveis, como chips localizadores, que podem ser usados em carros e, principalmente, em materiais com risco de radioatividade. É uma responsabilidade que todos na CNEN tem, mas que pode ser instalado de um dia para outro, exigindo-se das empresas transportadoras.
Para lembrar, cinco galões do material radioativo foram furtados em São Paulo na semana passada em um desmanche de veículos roubados. O Germânio e o Gálio são usados para a medicina nuclear, que estavam nos galões, mas segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o risco radiológico era muito baixo para a população e o meio ambiente, mas mesmo assim era radiológico. Um dos cinco galões de material radioativo que estavam dentro de uma picape e foram furtadas com o veículo no último domingo (30) na Zona Leste de São Paulo foi encontrado aberto pela polícia. Ele estava num desmanche de veículos roubados no Jardim Marilu, na mesma região da capital paulista. A tampa do galão estava próxima no mesmo terreno. O carero era da empresa Medical Armazenagem Logística e Distribuição, com uma unidade em São Paulo e outra em Cajamar, na região metropolitana. A Medical é a empresa responsável pelo transporte do produto, que foi retirado com a picape no Rio de Janeiro, chegou a São Paulo e seguiria para Curitiba, no Paraná, e Blumenau, em Santa Catarina.
Deixe seu comentário