O ÓRGÃO REGULADOR NUCLEAR DO REINO UNIDO PEDE AO GOVERNO PARA JUSTIFICAR A CONSTRUÇÃO DO SMR DA ROLLS ROYCE | Petronotícias




faixa - nao remover

O ÓRGÃO REGULADOR NUCLEAR DO REINO UNIDO PEDE AO GOVERNO PARA JUSTIFICAR A CONSTRUÇÃO DO SMR DA ROLLS ROYCE

tomA Nuclear Industry Association (NIA) solicitou ao governo do Reino Unido uma decisão de justificativa para o pequeno reator modular da Rolls-Royce SMR, uma decisão necessária para a operação de uma nova tecnologia nuclear no país. Ela marca o primeiro requerimento de justificativa para um projeto de reator do Reino Unido. As regulamentações do país exigem que qualquer nova prática que produza radiação ionizante seja justificada por uma avaliação dos potenciais benefícios e dos eventuais prejuízos. “Nossa aplicação argumenta que os benefícios da energia limpa, firme e flexível do reator superariam em muito quaisquer riscos potenciais, que são, em qualquer caso, rigorosamente controlados por recursos de segurança robustos, incluindo sistemas de segurança passiva, incorporados ao projeto, em linha com os requisitos regulatórios do Reino Unido”, disse a NIA. “A aplicação também demonstra que o projeto do reator apoiaria a contribuição da energia nuclear para uma rede elétrica estável e bem equilibrada, o que é essencial para reduzir as contas do consumidor e manter a competitividade econômica.”

O presidente-executivo da NIA, Tom Greatrex (foto principal) disse que “O design do Rolls-Royce SMR, como outros SMRs, oferece enormes possibilidades para o Reino Unido reviver nossas capacidades industriais e fornecer energia de baixo carbono para segurança energética e líquida zero. Estamos muitoROLLL satisfeitos em apoiar esta etapa para obter a aprovação do design em seu país de origem. É essencial que nosso renascimento nuclear seja feito na Grã-Bretanha, então o novo governo deve garantir que implementemos projetos SMR suficientes para justificar o investimento na cadeia de suprimentos do Reino Unido para entregá-los.” O governo confirmou que o requerimento foi aceito para consideração, e o Department for Environment, Food and Rural Affairs (DEFRA) apoiará o Secretário de Estado em seu papel como autoridade justificadora responsável pela decisão de justificação. O DEFRA agora conduzirá um processo de revisão interna e consulta com vários consultores estatutários. A NIA observou que uma decisão de justificativa é uma das etapas necessárias para a operação de uma nova tecnologia nuclear no Reino Unido, mas não é uma permissão ou licença que permite que um projeto específico prossiga. “Em vez disso, é uma decisão genérica com base em uma avaliação de alto nível dos benefícios e prejuízos potenciais da nova prática nuclear proposta como um precursor para futuros processos regulatórios”, acrescentou.

O Rolls-Royce SMR é um projeto de 470 MWe baseado em um pequeno reator de água pressurizada. Ele fornecerá geração de carga base consistente por pelo menos 60 anos. 90% do SMR – cerca de 16 metros por 4 metros – será construído em condições de fábrica, limitando a atividade no local principalmente à montagem de módulos pré-fabricados e pré-testados, o que reduz significativamente o risco do projeto e tem o potencial de encurtar drasticamente os cronogramas de construção. A NIA, como órgão representativo da indústria nuclear civil do Reino Unido, frequentemente faz solicitações de justificativa, porque a justificativa é uma decisão genérica na qual helena-300x273qualquer pessoa pode confiar e não é pessoal para fornecedores de reatores individuais ou desenvolvedores de projetos. A NIA já solicitou justificativas para o Advanced Boiling Water Reactor da Hitachi, o AP1000 da Westinghouse e o EPR da Framatome. Em abril deste ano, solicitou uma decisão de justificativa para o reator rápido resfriado a chumbo projetado na Itália pela Newcleo, o LFR-AS-200.

Helena Perry (foto), Diretora de Segurança e Assuntos Regulatórios da Rolls-Royce SMR, disse que a submissão para justificativa regulatória é outro passo importante para continuar avançando no ritmo rumo à implantação do empreendimento. “Cada usina nuclear construída na fábrica Rolls-Royce SMR fornecerá eletricidade limpa e acessível o suficiente para abastecer um milhão de lares por mais de 60 anos – proporcionando segurança energética, permitindo o net-zero e fazendo uma contribuição transformacional para a economia do Reino Unido. A Rolls-Royce SMR continua no caminho certo para concluir a Etapa 2 da Avaliação de Design Genérico pelos reguladores independentes da indústria nuclear e passar imediatamente para a terceira e última etapa neste verão”, declarou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of