CEBRI ORGANIZA EVENTO PARA QUE A NORUEGA MOSTRE O SEU EXEMPLO VOLTADO PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e a Noruega no Brasil realizam hoje (24) o evento “Financiamento da mudança: a experiência norueguesa de compartilhar riquezas.” Será um evento curto, de apenas duas horas, das cinco da tarde às sete da noite, na Casa G20, em Ipanema, no Rio de Janeiro. A iniciativa visa discutir a política tributária de redistribuição do valor gerado pelo uso dos recursos naturais (petróleo e outros) na Noruega, e como esta riqueza é administrada e voltada para a proteção do meio ambiente e a promoção de uma sociedade igualitária. O BNDES e Ministério da Fazenda brasileiro também serão representados no painel, para compartilhar os trabalhos do G20 relacionados a esse tema e a realidade local. Após as falas dos palestrantes, será promovida uma discussão sobre o modelo norueguês, os setores em que pode ser aplicado e as modalidades de seu uso.
Julia Dias Leite, diretora-presidente do CEBRI, explica que “Desenvolvemos uma parceria robusta com a rede diplomática da Noruega no Brasil nos últimos cinco anos, envolvendo temas especialmente voltados para a transição energética. Em 2024, no contexto do G20, essa parceria culminou em uma agenda extensa em áreas prioritárias de cooperação entre a Noruega e o Brasil, incluindo captura, uso e armazenamento de carbono (CCUS), energia eólica e descarbonização do setor marítimo. Essa cooperação reflete a riqueza das trocas e do potencial de cooperação entre Noruega e Brasil. É muito oportuno que a agenda temática se expanda para incluir conversas sobre as oportunidades de financiamento a partir do uso de recursos naturais”.
O evento terá a participação de Trygve Slagsvold Vedum (foto), Ministro das Finanças da Noruega; Ida Wolden Bache, Governadora do Banco Central da Noruega; Débora Freire Cardoso, Subsecretária de Política Fiscal do Ministério da Fazenda; Nelson Barbosa, Diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES; e do Embaixador Marcos Caramuru, Conselheiro Consultivo Internacional do CEBRI, que fará a abertura pelo CEBRI e conduzirá a moderação da discussão. Para o Ministro Vedum, “A desigualdade e a distribuição de renda são temas levantados e promovidas durante a presidência brasileira do G20, e vários países veem que uma boa política de redistribuição também é uma boa política econômica. A ideia de uma comunidade forte tem sido, e ainda é, absolutamente central na Noruega. Espero, portanto, que a Noruega possa contribuir para os debates sobre esses importantes temas, que devem incluir também a economia digital e global.”
Deixe seu comentário