O PORTO SUDESTE COMEÇA A TRANSFORMAR SEUS CAMINHÕES EM VEÍCULOS ELÉTRICOS E ALCANÇA BOA ECONOMIA
O Porto Sudeste está realizando uma série de testes com veículos elétricos, como parte de seu compromisso com a economia de baixo carbono. Uma pá carregadeira e um caminhão basculante estão sendo testados para verificar a performance dos veículos nas operações, visando uma possível troca da frota existente, movida a combustível fóssil, para veículos elétricos. O uso desse tipo de veículo tem como principal objetivo a redução de consumo de diesel e emissão de CO2. A pá carregadeira foi colocada em teste por 11 dias, o que equivale a 31h32m de operação. No total, foi necessário apenas 1800 kW de energia elétrica para manter o equipamento em funcionamento na operação, evitando o uso de 170L de diesel. Ulisses Oliveira, diretor de assuntos corporativos e sustentabilidade do Porto Sudeste, considera o resultado positivo tanto no aspecto operacional, como nos de segurança, ambiental e financeiro. “Os primeiros testes mostraram bons números, com uma redução considerável nas emissões de escopo 1. Assim como o caminhão basculante, a pá carregadeira teve o mesmo desempenho operacional que um equipamento movido a diesel. Como toda a energia elétrica utilizada no nosso terminal é proveniente de energia limpa, substituiríamos uma fonte fóssil por uma 100% renovável”, explica.
Os técnicos do porto calculam que, até o momento, a substituição de uma unidade do equipamento atual por um elétrico totalizaria uma redução de 13,3 toneladas de CO2e por ano, cerca de 5% de redução das emissões de escopo 1. Caso todas as pás carregadeiras fossem substituídas, essa porcentagem poderia chegar a 16% ou mais, a depender do aumento da produção a anual do porto. “Estamos em constante busca de soluções que nos ajudem a atingir excelência operacional respeitando o meio ambiente. Os estudos de viabilidade para o uso de equipamentos elétricos fazem parte do nosso plano de reduzir, cada vez mais, as emissões da nossa operação”, contam.
A iniciativa se soma a um conjunto de ações já implementadas em busca das melhores práticas para mitigar impactos ambientais, principalmente os que tem relação direta com as mudanças climáticas. Em 2023, a empresa assumiu compromisso de reduzir em 50,4% as emissões de GEE de escopos 1 e 2 até 2033 em relação ao ano base 2021. Para lembrar, o Porto Sudeste é um porto privado, projetado para movimentar diversos tipos de granéis sólidos, em especial o minério de ferro, e líquidos. Atualmente, é um dos terminais mais eficientes do Brasil, com capacidade para movimentar até 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e com tempo recorde de descarregamento de vagões. Ele localizado na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), e é considerado um dos mais modernos do país.
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