AGÊNCIA ATÔMICA DIZ QUE A UCRÂNIA TERÁ QUE DERRUBAR UMA DAS TORRES DE RESFRIAMENTO DE ZAPORIZHZHIA ATINGIDA POR UM DRONE EXPLOSIVO | Petronotícias




faixa - nao remover

AGÊNCIA ATÔMICA DIZ QUE A UCRÂNIA TERÁ QUE DERRUBAR UMA DAS TORRES DE RESFRIAMENTO DE ZAPORIZHZHIA ATINGIDA POR UM DRONE EXPLOSIVO

aieaA Ucrânia terá que derrubar uma das torres de resfriamento da Central Nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa. O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Mariano Grossi, inspecionou a torre que foi  afetada pelo incêndio no mês passado, depois de ataque de drones com explsovos, sem que se identificasse a origem: “não poderá ser usada no futuro, então provavelmente será demolida”, disse Grossi, em sua quinta visita à usina nuclear de seis unidades que está sob controle militar russo desde o início de março de 2022. Para ele, a situação de segurança continua “muito frágil”. O diretor acrescentou: “Estaremos analisando, avaliando o que vimos hoje,  até que o conflito termine ou entre em uma fase em que não haja mais atividade militar ativa. A possibilidade de algo sério não pode ser excluída”.

A AIEA tem uma equipe de especialistas estacionada em Zaporizhzhia há dois anos, com 23 rotações de pessoal durante esse tempo. A presença deles tem a intenção dezapo aumentar a segurança nuclear na usina, que está na linha de frente das forças russas e ucranianas. Ucrânia e Rússia culpam  um ao outro por colocar a segurança nuclear em risco. Após o incêndio na torre de resfriamento, a Rússia acusou a Ucrânia de causá-lo com ataques de drones, enquanto a Ucrânia acusou a Rússia de causá-lo deliberadamente ou por negligência. Respondendo a perguntas de repórteres, Grossi foi questionado sobre a AIEA não atribuir culpa a nenhum dos lados e Grossi explicou que era importante para a agência se ater aos fatos e “não se deixar levar por discussões políticas”. Ele disse que eles poderiam fornecer os fatos e detalhes e os analistas poderiam tirar suas próprias conclusões.

Enquanto isso, o jornal russo Pravda, disse que o Presidente Vladimir Putin pediu aos países europeus que “ pense em ataques a usinas nucleares. O que aconteceria com a Europa se a Rússia respondesse aos ataques a usinas putinnucleares? Os ataques às usinas nucleares de Kursk e Zaporizhzhya são ataques terroristas muito perigosos, disse o presidente russo, Vladimir Putin, durante uma sessão plenária do Fórum Econômico Oriental (EEF). “Estes são ataques terroristas muito perigosos. Só podemos imaginar o que acontecerá se respondermos na mesma moeda, o que acontecerá com toda a parte desta Europa“, disse Putin. Empurrar unidades das Forças Armadas da Ucrânia (AFU) para fora da região de Kursk é um dever sagrado das Forças Armadas russas, disse Putin. Os combates na região russa estão em andamento desde 6 de agosto. Para lembrar, a central nuclear de Kursk está localizada na cidade de Kurchatov. Consiste em quatro unidades de potência com o tipo de reação RBMK-1000. A participação da usina nuclear na capacidade instalada de todas as usinas na Região da Terra Negra excede 50%. A central nuclear de Zaporizhzhya é a maior usina nuclear em capacidade da Europa e a terceira maior usina nuclear do mundo. Ele está localizado na região de Zaporizhzhya e consiste em seis unidades de energia VVER-1000. Após o início da operação militar na Ucrânia, a central nuclear de Zaporizhzhya ficou sob o controle da Rússia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of