faixa - nao remover

PATAMAR 2 DA BANDEIRA VERMELHA ENTRA EM VIGOR NESTA TERÇA-FEIRA POR CONTA DA SECA QUE CASTIGA O PAÍS

linhastransmissaoÉ hora de controlar o consumo de energia para evitar sustos ao abrir a próxima conta de luz. Passou a vigorar hoje (1º) a bandeira tarifária será vermelha, patamar 2, após determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Dessa forma, serão cobrados R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O que contribuiu para a decisão de adotar o mais alto patamar tarifário foi a severa estiagem que atinge o Brasil neste momento, o que afeta o desempenho das hidrelétricas e demanda o acionamento de usinas termelétricas.

Os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) que foram influenciados pelas previsões de baixa afluência para os reservatórios das hidrelétricas e pela elevação do preço do mercado de energia elétrica ao longo do mês de outubro”, explicou a ANEEL em nota.

Uma sequência de bandeiras verdes começou em abril de 2022 e foi interrompida em julho de 2024 com a entrada da bandeira amarela, seguida pela verde em agosto e pela vermelha, no patamar 1, em setembro. O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado pela ANEEL em 2015 para informar aos consumidores sobre os custos da geração de energia no Brasil. Esse sistema reflete o custo variável da produção de energia, levando em conta fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o crescimento das fontes renováveis e o acionamento de fontes mais caras, como as termelétricas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of