faixa - nao remover

O NAVIO-SONDA NORBE VIII CHEGA AO RIO PARA MAIS UMA ETAPA DE SUA MANUTENÇÃO, DEPOIS DE PASSAR 28 DIAS NO ESTALEIRO RIO GRANDE

Heitor Gioppo 3 - coo Foresea - credito-foto Bruno de Lima_O navio-sonda Norbe VIII, da Foresea, uma das importantes empresas do setor de perfuração offshore no Brasil, já pode ser visto ancorado entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. A embarcação acaba de chegar à Baía de Guanabara para a etapa final de uma manutenção programada, iniciada em 9 de agosto. A previsão é de que o navio retome suas operações em um novo contrato já em novembro. A sonda chega ao Rio de Janeiro depois de 28 dias fora da água, no Estaleiro Rio Grande (RS), onde passou por limpeza, revisão geral e pintura – o que incluiu a impressão da logomarca da Foresea no casco e na torre da embarcação. Essa foi a segunda vez na história da indústria offshore brasileira que um navio de grande porte foi colocado em um dique seco para manutenção.

A primeira foi em 2023, quando, de forma pioneira, o navio-sonda ODN I, também da Foresea, permaneceu 66 dias em docagem fora da água. “Essa é uma manutenção de classe que fazemos a cada 5 anos para manter a excelência operacional dos nossos ativos. Estamos muito satisfeitos com os Norbe VIII na BGresultados alcançados, principalmente na etapa em dique seco, que é sempre uma operação complexa. Houve intenso planejamento e tudo está correndo como previsto, com êxito, de forma a garantir que a Foresea continue apresentando os melhores índices de eficiência do mercado”, comemora o diretor de operações da Foresea, Heitor Gioppo.

A Norbe VIII foi construída em 2011,  e  é uma plataforma de perfuração com posicionamento dinâmico em lâmina d’água de até 3 mil metros, capaz de perfurar poços de até 12.195 metros. Foi a primeira sonda de perfuração de águas ultraprofundas a oferecer no Brasil a solução de perfuração em lâmina d’água abaixo de 500 metros com posicionamento dinâmico, sem uso de ancoragem.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of