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COMEÇA AMANHÃ EM SÃO PAULO O CONGRESSO SAE BRASIL COM MUITAS NOVIDADES SOBRE A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

camiloA descarbonização do transporte rodoviário, responsável por grande parte das emissões de CO2 do setor da mobilidade do Brasil, será o foco do Painel de Transição Energética no Congresso SAE BRASIL 2024, que começa amanhã (16) e vai até a próxima quinta-feira (17), no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera em São Paulo. O evento reunirá especialistas de diversas empresas para discutir soluções práticas e inovadoras, abordando desde o desenvolvimento de componentes e motores até o uso de biocombustíveis como o biodiesel e o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil). Com o setor rodoviário ainda pouco estruturado em termos de metodologias de redução de emissões, o painel trará à tona os principais desafios e as oportunidades oferecidas pelas tecnologias emergentes. Através de exemplos e estudos de caso, serão apresentadas iniciativas que envolvem o desenvolvimento de componentes, motores, biocombustíveis e serviços que podem transformar este segmento.  A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser ‘A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira’. Participam da entidadesa profissionais de diversas áreas com a missão de criar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento de tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.  Com seis mil associados e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do país, a SAE BRASIL se consolidou como uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.

Entre os destaques, será discutido o ciclo de vida de produtos – do poço à roda – com foco em biocombustíveis como o biodiesel e o HVO. Empresas como a Accenture, Mahle, FPT e Be8 trarão suas visões sobre as estratégias locais e globais para a descarbonização, além de apresentar as oportunidades que essas tecnologias oferecem. “Estamos apenas começando a explorar o potencial dos biocombustíveis no Brasil. A descarbonização do transporte rodoviário é urgente e o uso de biodiesel e outras soluções mahaleinovadoras, como o BeVant, nos mostra um caminho promissor para reduzir drasticamente as emissões,” afirma Camilo Adas(foto principal), Conselheiro em Tecnologia e Transição Energética da SAE BRASIL. Durante o painel, serão apresentados exemplos concretos de empresas que já estão liderando o desenvolvimento de soluções tecnológicas. “O futuro do transporte rodoviário depende de uma transição tecnológica robusta, onde o processo de desenvolvimento e validação de novas tecnologias é essencial. É preciso preparar o setor para a adoção em larga escala de soluções bioenergéticas,” explica Everton Silva(foto a esquerda), Diretor da MAHLE América do Sul.

O painel também abordará o desenvolvimento de um biodiesel premium, voltado ao atendimento de demandas específicas de empresas de logística que enfrentam desafios na descarbonização de suas operações. A iniciativa visa promover a implementação prática e eficaz de tecnologias sustentáveis no Brasil. Contando com a participação de empresas na vanguarda do desenvolvimento de soluções inovadoras, o painel oferecerá uma visão abrangente sobre as alternativas disponíveis para a redução de emissões e a transformação do setor de transporte. Essas discussões serão fundamentais para impulsionar a adoção de novas tecnologias que estejamgio alinhadas às necessidades ambientais e ao futuro sustentável do transporte no Brasil.

Quem também estará apresentando uma novidade interessante é a Schaeffler, que mostrará  uma nova geração de placas bipolares metálicas para células de combustível PEM, essenciais para o funcionamento dos sistemas de células de combustível de hidrogênio verde. As baterias (stacks) fabricadas com as novas placas da Schaeffler alcançam uma densidade de potência aproximadamente 20% superior à das baterias fabricadas com placas da geração anterior. Os dispositivos foram desenhados desde o início do desenvolvimento para a industrialização em grande escala, uma abordagem conhecida como design para produção (Design for Manufacturing, DFM). O objetivo consiste em alcançar um nível suficiente de rentabilidade e escalabilidade da produção para que a mobilidade com hidrogênio consiga um avanço decisivo no mercado. No evento, a Schaeffler irá participar de uma mesa redonda e uma palestra, ambas no dia 16 de outubro. A primeira, às 11h15, terá como tema “Como o Brasil pode se tornar um player global da indústria do hidrogênio?”, com participação de Claudio Castro, diretor executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Schaeffler. A segunda palestra da Schaeffler, às 14h35, terá como tema “Placas Bipolares para Stacks de Célula a Combustível” e será apresentada por Gustavo Gioria(foto a direita), gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Schaeffler.

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