ANDRADE GUTIERREZ TAMBÉM RECORRE ÀS STARTUPS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA EM SUAS OPERAÇÕES DE ENGENHARIA
Cada vez mais, as grandes empresas estão recorrendo às startups para encontrar boas soluções para os seus problemas internos. É o caso da construtora Andrade Gutierrez, que anunciou os primeiros investimentos da Vetor AG Ventures, seu braço de desenvolvimento de startups. A iniciativa, que marca um passo importante na estratégia de modernização do grupo, tem como foco as construtechs e infratechs, que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor de construção e infraestrutura. As primeiras a receberem aportes estão desenvolvendo tecnologias que transformam o planejamento e a execução de grandes projetos de engenharia, com ênfase na eficiência, redução de custos e sustentabilidade. Com os investimentos, a AG compõe seu portfólio inicial de startups parceiras; as novas tecnologias poderão ser integradas ao core business da Andrade Gutierrez, reforçando o compromisso com a transformação digital e com a busca de soluções que possam agregar valor para seus clientes e para a sociedade. Com este movimento, a empresa alavanca a inovação em um setor tradicionalmente visto como conservador, apostando em tecnologias que vão desde a automação de processos construtivos até soluções sustentáveis para gestão de obras. Confira, a seguir, as cinco primeiras startups:
SpectraGeo
Um dos destaques desse portfólio inicial é a SpectraGeo, startup localizada no Rio de Janeiro que se especializa em geologia e geofísica. Ela utiliza Inteligência Artificial Generativa e Preditiva para realizar análises de subsuperfície terrestre com uma rapidez sem precedentes. “A decisão de investir na SpectraGeo foi motivada pelo seu alto potencial de mercado e pela capacidade da startup de trazer inovação e eficiência ao setor”, diz Aluir Dias, diretor operacional da Vetor AG Ventures. A SpectraGeo já colaborou com multinacionais no Brasil, demonstrando seu valor e destacando-se como uma parceira estratégica para a Andrade Gutierrez. A parceria pretende aumentar a penetração de mercado da startup e lançar novos produtos digitais, como a plataforma GeoBIM, recurso que integrará dados geotécnicos e geofísicos em um modelo digital tridimensional. A ferramenta irá proporcionar análises detalhadas e em tempo real das condições do subsolo, minimizando riscos e custos em grandes projetos de engenharia.
Outra startup que chamou a atenção da Vetor AG Ventures é a SKILLS+, uma plataforma de recomendação de cursos que amplia o encontro entre candidatos e vagas de empresas. Sediada em Bauru (SP), a empresa utiliza algoritmos avançados para oferecer insights personalizados sobre estratégias de aprendizado, com o objetivo de maximizar o potencial de profissionais em diversos setores, como engenharia, tecnologia e manufatura. “Esse investimento foi motivado pelo seu potencial disruptivo no desenvolvimento de habilidades. A plataforma lançou esse mês uma pós inédita de “Gestão de obras com inteligência artificial,” e tem como meta de curto prazo aumentar significativamente sua base de alunos”, relata o executivo. A parceria posicionará a SKILLS+ como referência em desenvolvimento de competências no Brasil, especialmente na interface entre empresas e universidades.
NanoInk
A NanoInk, uma startup de Santos (SP), é especializada no desenvolvimento de tecnologias baseadas em materiais orgânicos nano-estruturados. Ela se destaca pela criação de filmes fotovoltaicos avançados, que transformam luz solar em energia elétrica. Além disso, a empresa está expandindo suas tecnologias para a produção de Hidrogênio Verde (H2v), utilizando seus filmes nano-tecnológicos para otimizar a eletrólise da água, aumentando a eficiência do processo em até 500%. “A curto prazo, a Vetor AG Ventures planeja colaborar com a NanoInk para realizar testes piloto em usinas fotovoltaicas, visando escalonar essa tecnologia até 2025”, explica Dias.
A Andrade Gutierrez está na vanguarda da Engenharia 4.0, impulsionada pela solução inovadora da startup Mentor Construção. Através de um aplicativo intuitivo e acessível, essa tecnologia permite realizar o avanço físico das obras em tempo real gerando KPIs (indicadores-chave de desempenho) que auxiliam no planejamento semanal do canteiro de obra. Implementada pela primeira vez em uma obra de construção de um Parque Solar, na Bahia, a ferramenta proporciona aos encarregados de campo uma visão detalhada das atividades do dia. “A solução, que foi descoberta pelo Vetor AG, programa de inovação aberta da Andrade Gutierrez, já está sendo expandida para todas as obras da companhia, destacando-se como uma solução padrão que reflete a transformação digital no setor de construção”, explicou o executivo.
SGP+
A SGP+ se destaca no mercado de engenharia e empreendimentos imobiliários com sua plataforma avançada de gestão de obras, integrando BIM, realidade aumentada, qualidade e avanço físico em uma única solução. Essa plataforma permite uma visão completa e simplificada do andamento das obras, facilitando a tomada de decisões em tempo real. Ela já está presente em projetos importantes da construtora. A participação da SGP+ no programa de inovação aberta Vetor AG, trouxe benefícios significativos, permitindo à startup validar e evoluir seu produto, especialmente na área de qualidade. A colaboração com a Andrade Gutierrez não só aprimorou a solução da SGP+, mas também abriu novas oportunidades de mercado dentro da própria AG.
Deixe seu comentário