faixa - nao remover

A AGÊNCIA DE ENERGIA ATÔMICA VÊ QUE O MOMENTO IDEAL PARA SE IMPLEMENTAR OS PEQUENOS REATORES MODULARES É AGORA

aieaOs pequenos reatores modulares são um dos desenvolvimentos tecnológicos mais promissores e se tornarão cada vez mais necessários à medida que o mundo demandar mais energia limpa. Este, pelo menos, é o pensamento do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Mariano Grossi, durante a primeira conferência internacional da agência sobre SMRs, que está sendo realizada até amanhã em Viena, na Áustria, sede da agência. Os SMRs são geralmente definidos como tendo uma capacidade de energia de até 300 MWe. Seus componentes podem ser fabricados em massa em fábricas e então transportados e instalados em locais, o que pode torná-los mais acessíveis e rápidos de construir. Os SMRs também podem ser localizados em locais remotos e em áreas sem linhas de transmissão e capacidade de rede suficientes.  Eles estão sendo considerados para aplicações elétricas e não elétricas e são adequados para operação flexível, fornecendo estabilidade às redes elétricas em sistemas de energia integrados que combinam energia nuclear, renováveis variáveis e armazenamento de energia para fornecer fornecimento  limpo  a diferentes usuários na forma de calor, eletricidade e hidrogênio. Existem mais de 80 projetos de SMR em diferentes estágios de desenvolvimento

Conferência Internacional sobre Pequenos Reatores Modulares e suas Aplicações 2024 tem como objetivo fazer um balanço de várias atividades globaisREAT relacionadas a SMRs, bem como discutir desafios e oportunidades emergentes. “Para aqueles de nós como eu que temos trabalhado neste campo fascinante por mais de quatro décadas, reatores pequenos e modulares têm sido mencionados e discutidos por muitos e muitos anos, considerando-os uma possibilidade, algo que poderia acontecer em algum momento em um futuro não muito claro. Agora, isso está acontecendo”, disse Rafael Grossi.

O diretor da AIEA ressaltou ainda que o tema de pequenos reatores modulares é abordado de maneira diferente. “Primeiro, com um grande senso de responsabilidade, porque sabemos que por trás das características interessantes, por trás dos aspectos atraentes dessa tecnologia, há questões que temos que cuidar. E nenhum outro lugar além da AIEA é o bom lugar para fazer isso, porque nesta casa, como hoje, com esta sala lotada de mulheres e homens lidando com questões energéticas e nucleares, é aqui que olhamos para o problema de todos os ângulos possíveis. Os SMRs estão aqui. A oportunidade está aqui”, declarou.

A AIEA observou que as primeiras unidades SMR já estão em operação na China e na Rússia, enquanto outros países estão se preparando para seu comissionamento. Para permitir a construção generalizada de SMRs havia uma necessidade de adaptação a um novo modelo de negócios. Se um pequeno modelo de reator modular vai ter sucesso, uma revolução profunda é necessária em termos de como adaptar o uso de equipamentos disponíveis comercialmente, como outras indústrias fazem, e como trabalhar juntos para que reguladores de todo o mundo possam alavancar abordagens e revisões de outros reguladores. Os participantes da conferência esperam que o se KINGdebate lá  ajude a catalisar as atividades atuais nos Estados-Membros e a melhorar as perspectivas de implantação segura de SMR, o que oferecerá opções para alcançar a transição para energia limpa e a segurança do fornecimento de energia tanto nos países iniciantes quanto nos que estão em expansão.

King Lee, Chefe de Política e Engajamento da Indústria na World Nuclear Association, disse que: “Estamos vivendo em um momento emocionante. Houve menção anterior de que estamos vendo um crescente apoio político global para energia nuclear e enorme interesse de uma ampla gama de partes interessadas na indústria nuclear e tecnologia nuclear, em particular tecnologia nuclear avançada, como pequenos reatores modulares. Esse nível significativo de interesse é demonstrado com mais de 1200 inscritos na conferência.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of