ENEVA CONCLUI AQUISIÇÃO DE USINAS TÉRMICAS DO BTG PACTUAL LOCALIZADAS NO ESPÍRITO SANTO | Petronotícias




faixa - nao remover

ENEVA CONCLUI AQUISIÇÃO DE USINAS TÉRMICAS DO BTG PACTUAL LOCALIZADAS NO ESPÍRITO SANTO

lino2A Eneva anunciou a conclusão da aquisição de três ativos termelétricos controlados pelo BTG Pactual, todos localizados no Espírito Santo: Linhares, Tevisa e Povoação. Com a operação, a companhia expande em 14% sua capacidade de geração, passando dos atuais 6,3 gigawatts (GW) para 7,2 GW em operação e em construção e se torna a maior geradora de energia termelétrica do país.

Segundo o CEO da Eneva, Lino Cançado, os novos ativos trarão ganhos de sinergia. “A operação otimiza a estrutura de capital da companhia, reduz a alavancagem e abre espaço no balanço da Eneva para investir nas oportunidades de crescimento identificadas no nosso planejamento estratégico, buscando projetos com retorno acima da média do mercado e mantendo a nossa disciplina na alocação de capital”, afirmou o executivo.

A operação de aquisição das usinas do BTG foi anunciada ao mercado em julho, juntamente com uma oferta pública de ações (follow-on) no valor de R$ 3,2 bilhões – à época também foi anunciada a aquisição da Geradora de Energia do Maranhão S.A. (Gera Maranhão). A operação está em andamento e terá sua conclusão comunicada oportunamente.

 A Usina Termelétrica Luiz Oscar Rodrigues de Melo (UTE LORM), localizada em Linhares (ES), possui capacidade instalada de 240 MW, utilizando gás natural como combustível. Recentemente fechou contrato com a Eneva para suprimento do gás, primeiro contrato de venda de gás natural para usina termelétrica celebrado entre agentes privados.

Localizadas no município de Viana (ES), a Usina Termelétrica Viana, movida a óleo, e a Usina Termelétrica Viana 1, movida a gás natural, possuem capacidade instalada de 175 MW e 37 MW, respectivamente. Ambas as usinas estão operacionais e contratadas em leilões. Por fim, a Povoação Energia está localizada em Linhares (ES). Possui capacidade instalada de 75 MW e utiliza gás natural como combustível.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of