OS ESTADOS UNIDOS PLANEJAM ABASTECER TODAS AS SUAS AERONAVES COM COMBUSTÍVEL SAF ATÉ 2050
Uma meta ousada. Os Estados Unidos querem substituir todo combustível usados pelas companhias aéreas em SAF até 2050. Pelo menos é o que Jim Spaeth (foto), gerente do Programa da Área de Tecnologias de Bioenergia do Departamento de Energia norte-americano está planejando. Ele informou que seu país pretende estar produzindo 3 bilhões de galões de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) já em 2030. Só isso já será o suficiente para reduzir em 20% as emissões de CO2. Mas as metas de longo prazo são ainda mais ambiciosas: substituir todo combustível fóssil de aviões no seu país por seus equivalentes sustentáveis até 2050. “Vamos chegar à produção de 1 bilhão de toneladas de biomassa para gerar 60 bilhões de galões de biocombustíveis. Com isso, reduziremos as emissões de gases de efeito estufa (GGE) em 450 milhões de toneladas métricas de carbono, além de gerar 1 milhão de empregos até 2050.”
Spaeth lembrou que o SAF é parte integrante dos objetivos do governo norte-americano no que diz respeito à transição energética. “Queremos ser net zero até 2050. Nos EUA, no entanto, o setor de transporte é o maior de emissões GEE de usuários finais, tornando-o bem desafiador“, admitiu. “Metade dos nossos dólares gastos em energia são destinados ao transporte; e esse setor é responsável por metade da nossa poluição local”. Não foi por outro motivo que, já em setembro de 2021, a administração Biden lançou o US SAF Grand Challenge, ou Grande Desafio dos Combustíveis Sustentáveis de Aviação. “Inicialmente, a ideia era reduzir os gases de efeito de estufa das emissões da aviação em 50%. Mas queremos ir bem além disso“, garantiu. Isso será possível abrangendo várias medidas, entre as quais melhorias na operação, melhorias no design dos aviões, melhorias no solo. “Mas é com SAF que a redução é significativa“, informou.
A questão criou um desafio considerável ao país: os almejados 60/70 bilhões de galões de SAF em 2050 requerem 1,3 bilhão de toneladas de biomassa por ano. O governo Biden arregaçou as mangas para dar conta da meta. “Temos hoje oito agências do governo colaborando para este objetivo, entre as quais a Nasa, o Departamento de Defesa, o de Agricultura e, principalmente, o de Energia. E a Agência Federal de Transporte, que está no Departamento de Transportes, vem liderando as iniciativas para a aviação.” As tarefas foram distribuídas transversalmente por todo o governo: O Departamento de Agricultura está focado em obter a matéria prima necessária. O Departamento de Energia está dedicado a fazer o melhor uso dessa matéria prima, e em como estocá-la, como processá-la depois que deixou o campo e, em particular, em tecnologias de conversão das matérias primas em SAF. Spaeth lembra que os EUA possuem muitas matérias primas que podem servir de base ao SAF, já que o país é continental e tem uma variedade de climas e solos diferentes – de culturas como milho e soja, à madeira em florestas do Norte. Mas o desenvolvimento da cadeia do SAF passa também por melhorias na tecnologia de conversão. “Aqui precisamos melhorar sua eficiência, custos, há muitas rotas aqui sendo calibradas para cada tipo de matéria prima“, detalhou.
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