O PRIMEIRO COMBUSTÍVEL NUCLEAR PARA O REATOR DE PESQUISA BOLIVIANO JÁ FOI PRODUZIDO PELA ESTATAL RUSSA ROSATOM | Petronotícias




faixa - nao remover

O PRIMEIRO COMBUSTÍVEL NUCLEAR PARA O REATOR DE PESQUISA BOLIVIANO JÁ FOI PRODUZIDO PELA ESTATAL RUSSA ROSATOM

rosaA Bolívia dá mais um passo no campo nuclear. O combustível nuclear para a primeira carga no reator de pesquisa que está sendo construído na Bolívia foi fabricado e aceito, com a entrega do primeiro lote de conjuntos de combustível planejada para 2025. O combustível TVS VRR-M2 foi produzido na Novosibirsk Chemical Concentrates Plant da TVEL, que faz parte da estatal russa  Rosatom. Espera-se que o reator de pesquisa BR-01 produza radioisótopos para pesquisa científica, bem como seja usado em estudos de materiais e para fins de treinamento.  O reator de pesquisa de água pressurizada tipo piscina de 200 kW, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Reatores Atômicos da Rússia, foi projetado para ter uma vida útil de 50 anos e faz parte de um projeto russo-boliviano para criar um centro de pesquisa e tecnologia nuclear em El Alto, a uma altitude de mais de 4.000 metros.

O navio do reator de pesquisa foi entregue e instalado em sua posição de projeto em 2023. Será o reator de pesquisa de maior altitude do mundo. Oleg Grigoriyev, vice-presidente sênior de comércio e negócios internacionais da divisão de combustível da Rosatom, TVEL, disse que a Bolívia foi o primeiro país sul-americano a usarboli combustível nuclear russo: “A Rosatom tem vasta experiência na construção de instalações de reatores de pesquisa no exterior e tradicionalmente fornece combustível nuclear a elas durante toda a sua vida útil. A Planta de Concentrados Químicos de Novosibirsk produz combustível nuclear e seus componentes para reatores de pesquisa em várias regiões do mundo há 50 anos, incluindo instalações de design russo e estrangeiro.”

O Complexo de Radiofarmácia Pré-clínica Cyclotron no centro de El Alto já está instalado e funcionando, e produzirá uma linha de produtos farmacêuticos para fornecer os suprimentos necessários para a rede de centros de medicina nuclear do país, com o objetivo de permitir que os bolivianos obtenham diagnóstico e tratamento mais rápidos e de maior qualidade sem ter que viajar para o exterior. O Centro de Irradiação Multipropósito também foi concluído.

2
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Silvio FerreiraDráusio Lima Atalla Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Dráusio Lima Atalla
Visitante
Dráusio Lima Atalla

PIB da Bolívia ~ 45 bilhões de dólares. PIB do Brasil ~ 2,3 trilhões de dólares. Cadê o nosso reator de pesquisa?

Silvio Ferreira
Visitante
Silvio Ferreira

Sempre tive com os meus botões que estas organizações são terroristas do clima, pois dizem que a água vai acabar, mas se atimosfera é uma bolha, só passa por ela motores com muita potência como a água vai sair. Outra coisa quem acabou com a floresta do Saara, fazendo virar deserto?