A FRANCESA FRAMATOME VAI FORNECER COMBUSTÍVEL NUCLEAR PARA AS USINAS DA HUNGRIA A PARTIR DE 2027 | Petronotícias




faixa - nao remover

A FRANCESA FRAMATOME VAI FORNECER COMBUSTÍVEL NUCLEAR PARA AS USINAS DA HUNGRIA A PARTIR DE 2027

framaA francesa Framatome assinou um contrato para o fornecimento de combustível de longo prazo para os quatro reatores VVER-440 em operação na usina nuclear de Paks, na Hungria. O fornecimento, no entanto, vai começar a partir de 2027.  O contrato foi baseado em um memorando de entendimento assinado pelo Ministério da Energia da Hungria e a Framatome em setembro de 2023 para o desenvolvimento de um relacionamento estratégico no campo nuclear. Esse MoU – que se baseia em um relacionamento e cooperação de longa data entre a Hungria e a Framatome – estabeleceu a base para facilitar a extensão da cooperação entre a Framatome e a Hungria em vários domínios de interesse em energia nuclear. Isso inclui educação e competências, P&D, implementação de novas tecnologias, fornecimento de combustível e materiais nucleares relacionados, bem como operação de longo prazo.

O CEO da Framatome, Bernard Fontana, disse que a empresa está fortemente comprometida em apoiar a indústria nuclear e a política energética da Hungria. “Este primeiro contrato de combustível para os reatores VVER húngaros é um testemunho da confiança que eles têm em nossa expertise e soluções”, declarou.  Já o CEO da MVM Paks NPP, afirmou que  os objetivos estratégicos do grupo não podem ser alcançados sem a extensão do tempo de operação da usina nuclear de Paks. “O desenvolvimento contínuo da usina nuclear é crucial para uma operação previsível e de longo prazo. Com o acordo de hoje, foi concluído o primeiro contrato de fornecedor que se estende além da duração da extensão do tempo de operação estendida já implementada. Ele nos fornecerá combustível para a produção de eletricidade limpa e ecologicamente correta, o que significa estabilidade e preços acessíveis para residências e corporações”, afirmou.

hungriaPara o Ministro de Energia da Hungria, Csaba Lantos, a usina nuclear, que fornece metade da produção doméstica de eletricidade e cobre 36% do consumo interno, desempenha um papel indispensável para garantir a segurança do fornecimento de eletricidade para famílias e empresas húngaras e para cumprir compromissos climáticos. “Com este acordo, estenderemos a diversificação energética para a produção nuclear e, com esta decisão responsável, fortaleceremos ainda mais a soberania energética do nosso país”, disse.

Nos últimos anos, especialmente desde o início da guerra com a Ucrânia, operadores de energia nuclear em países da UE que antes dependiam do combustível fornecido pela Rússia buscaram fornecedores alternativos. Dezenove reatores VVER — desenvolvidos durante a União Soviética e historicamente dependentes do fornecimento de combustível russo — estão atualmente em operação na UE, incluindo quatro reatores VVER-1000 na Bulgária e na República Tcheca, e 15 reatores VVER-440 na República Tcheca, Finlândia, Hungria e Eslováquia

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of