PETROBRÁS INICIA PERFURAÇÃO DE POÇO NO CAMPO DE BÚZIOS, EM LÂMINA D’ÁGUA DE 1.939 METROS
A Petrobrás faz novos movimentos em sua joia da coroa, o campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A empresa iniciou nos últimos dias a perfuração de um novo poço na área, em lâmina d’água de 1.939 metros, por meio do navio-sonda Carolina. As informações foram disponibilizadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
O novo poço ganhou o nome técnico 9-BUZ-99D-RJS. A nomenclatura iniciada com número 9 indica que esse é o chamado “poço especial”. De acordo com a ANP, esse tipo de poço visa a objetivos específicos que não se enquadram nas finalidades anteriormente definidas, tais como poço piloto para horizontal, poço para captação ou descarte de água, controle de “blow out”, e de observação.
A Petrobrás tem grandes planos para o campo de Búzios. A presidente da empresa, Magda Chambriard, já afirmou que a ideia é elevar a produção do ativo para 1 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed) no terceiro trimestre de 2025. Para alcançar esse objetivo, a Petrobrás deve colocar em operação no próximo ano um novo navio-plataforma no campo, o FPSO Almirante Tamandaré, que chegou ao Brasil recentemente.
De acordo com os últimos dados disponibilizados pela ANP, no mês de agosto, a produção de Búzios está em cerca de 768 mil barris de boed. Desde setembro de 2021, a produção do campo está atribuída a dois contratos, um sob o regime de cessão onerosa e outro sob o regime de partilha da produção, oriundo do primeiro Leilão dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa.
Deixe seu comentário