A PETROBRÁS ADIA DE HOJE PARA O DIA 30 DE DEZEMBRO A ESCOLHA DA EMPRESA PARA LANÇAR TUBOS FLEXÍVEIS EM BÚZIOS 11 | Petronotícias




faixa - nao remover

A PETROBRÁS ADIA DE HOJE PARA O DIA 30 DE DEZEMBRO A ESCOLHA DA EMPRESA PARA LANÇAR TUBOS FLEXÍVEIS EM BÚZIOS 11

Magda Chambriard - trocando os quatro pneus com o carro ainda em movimento...

Magda Chambriard: trocando os quatro pneus com o carro ainda em movimento…

No dia 3 deste mês, um dia antes da Petrobrás anunciar o resultado da primeira das quatro licitações para compra e lançamento de tubos flexíveis e rígidos para os projetos de Búzios 10, Búzios 11, Atapu 2 e Sépia 2, o Petronotícias publicou uma reportagem que revelava novamente o que poderia ser um rascunho da volta da Lava Jato. As informações eram precisas e apuradas em detalhes, o que chocou o mercado do petróleo porque também seria um certo descrédito e o lançamento de uma nuvem de desconfiança no caráter da presidente Magda Chambriard, conhecida pelo seus gestos gentis, mas sempre com uma firmeza que não deixa dúvidas em seus interlocutores. O mercado se surpreendeu, mas Chambriard também. Talvez até mais, porque a origem da dúvida envolvia Marina Quinderê, a gerente de suprimentos da companhia, por quem tinha, ou ainda tem, em alta estima. Para lembrar,  as informações confirmavam que não havia uma livre concorrência. Búzios 10 seria da Subsea 7; Búzios 11, da Technip; Atapu 2, da Subsea 7; e Sépia 2, da Technip. Metade dessas informações ( Búzios 10 e 11) foram levadas por Quinderê para aprovação da diretoria, com os preços em dólares e não em reais, como havia sido conversado e acertado anteriormente.

Marina Quinderê:.... BOX, BOX, BOX.....

Marina Quinderê: … BOX, BOX, BOX …

Ao suspender o anúncio do resultado previsto para aquela sexta-feira (4) estava sendo revelado a mão firme e dura, de Magda Chambriard.  Em apenas 22 dias, a companhia conseguiu que a gigante holandesa AllSeas, mesmo não tendo disponível uma embarcação específica para o lançamento dos tubos, fizesse uma proposta, que acabou sendo escolhida como vencedora. Magda, pela primeira vez como presidente da empresa, mostrava internamente para todos qual era o tom que queria que a banda dela tocasse. Se gostar, é desse jeito. Se não gostar, é do mesmo jeito.  Mais precisa do que um mecânico de Fórmula 1, ela trocou os quatro pneus do carro com ele ainda andando, antes de parar no box.

BUZIOZPara o caso de Búzios 11, que teria a francesa Technip como a vencedora, tendo o anúncio marcado para hoje (30), a presidente da Petrobrás teve mais tempo para determinar que houvesse uma concorrência justa, e transferiu o anúncio da empresa vencedora para o dia 30 de dezembro. Em semana de corrida de Fórmula 1 no Brasil, traçando um paralelo, seria como a chefe da equipe tendo tempo para examinar o motor, as asas dianteira e traseira do carro, a temperatura certa dos pneus, suspensão, acelerador e, principalmente o freio. Esse item, todos em volta tiveram a clara sensação de como funciona. O primeiro, foi de arrumação. Quanto ao piloto, até 30 de dezembro serão feitos alguns testes de pista, mas a batida forte no guard rail, proporcionou  prejuízos profundos na imagem da equipe. Muito provavelmente,  Marina Quinderê seja levada para uma outra parte do time. No fundo, ela sabe que na função que ainda ocupa, talvez até para preserva-la, comandar suprimentos, é como cuidar de um vaso de cerâmica chinesa de uma antiga dinastia. Não pode ter arranhão. E se quebrar,  mesmo que cole, a marca sempre permanecerá.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
InfanteSonia AbraaoPedro Alves Silva Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Pedro Alves Silva
Visitante
Pedro Alves Silva

Quem assina essa matéria? Um monte de acusações abstratas e sem provas. Está defendendo os interesses de qual empresa mesmo?

Sonia Abraao
Visitante
Sonia Abraao

Descansa Léo Dias

Infante
Visitante
Infante

Margem equatorial tem a Shell dando as cartas. Exaurir rapidinho. Não há risco na exploracao, bem vale uma exploração de partilha sendo 80% para União, nós. É ético transformar alimentos em combustível tendo tanto petróleo no subsolo do país? Está a Petrobrás financiando outros grupos em detrimento de sua obrigação institucional com o país? Abastece-lo e não importando.