CRIATIVIDADE BRASILEIRA DIANTE DA CRISE HÍDRICA NO AMAZONAS DRIBLA A ÉPOCA DE SECA E IMPEDE CAOS LOGÍSTICO NA REGIÃO | Petronotícias




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CRIATIVIDADE BRASILEIRA DIANTE DA CRISE HÍDRICA NO AMAZONAS DRIBLA A ÉPOCA DE SECA E IMPEDE CAOS LOGÍSTICO NA REGIÃO

PEREm meio à seca mais severa já enfrentada na Amazônia, o píer flutuante desenvolvido pelo Grupo Chibatão e instalado em Itacoatiara (AM) destacou-se no Fórum Ilos 2024. O evento reuniu grandes nomes do setor logístico para debater os desafios da logística nacional, e o projeto foi um dos tópicos centrais. Durante o encontro, Marcus Voloch, vice-presidente de Navegação da Log-in Logística Integrada,   primeira empresa a operar na estrutura, e Jhony Fidelis, diretor executivo do Grupo Chibatão e idealizador do píer flutuante, compartilharam o processo de desenvolvimento, os bastidores e os benefícios da solução para manter o transporte de mercadorias   durante a seca. A nova infraestrutura tem ajudado a preservar a economia e empregos na região Norte. A navegação entre Manaus (AM) e outros centros de abastecimento é majoritariamente realizada pelo transporte fluvial. Em 2024, contudo, o nível do Rio Amazonas atingiu uma baixa histórica de apenas 12 metros, inviabilizando a operação de grandes navios, que necessitam de profundidade maior para poder trafegar com segurança. Com mais de 80% dos produtos que abastecemFIDE Manaus chegando por via fluvial, a interrupção prolongada dessas operações poderia ter efeitos drásticos sobre o custo e a oferta de produtos, como já ocorreu no passado.

Diante desse cenário, foi necessária uma resposta coordenada e ágil entre empresas e autoridades para evitar um colapso logístico e econômico. “Optamos por um modelo de carrossel com as balsas, para dar vazão à alta demanda de contêineres, unindo 12 operadores locais em uma coordenação inédita. Assim, conseguimos manter o fluxo logístico   com uma produtividade de 24 movimentos por hora”, explicou Jhony Fidelis sobre a operação do píer flutuante, principal solução viável na região, considerando que outros portos, como Vila do Conde, Pecém, Santarém e Macapá, não possuem infraestrutura para absorver o aumento repentino no volume de carga. O píer foi projetado para operar de forma flexível, ajustando-se ao nível da água e mantendo-se funcional mesmo em profundidades variáveis. A estrutura permite que contêineres sejam descarregados de navios PIPIpara balsas, que completam o trajeto até Manaus em um sistema de carrossel contínuo. Em menos de um mês, a operação em Itacoatiara movimentou mais de 10 mil contêineres, viabilizando o abastecimento de itens que variam de alimentos a componentes industriais e preservando a produção da Zona Franca de Manaus, bem como o escoamento dos produtos por lá produzidos. “Sem essa operação, Manaus teria enfrentado um colapso logístico e social ainda maior, com desabastecimento e impacto direto nos preços e na renda da população“, afirmou Fidelis.

A primeira operação na estrutura ocorreu em setembro, com o navio Log-In Jacarandá, que chegou ao píer com 1.032 contêineres. Dos contêineres, 360 foram transferidos para balsas, permitindo a continuidade do transporte até Manaus. O restante da carga seguiu até a capital amazonense no próprio navio, que prosseguiu mais leve, possibilitando a navegação segura mesmo com a redução de profundidade do rio. “A nova operação permite que as cargas sejam transferidas, através de guindastes no píer, diretamente dos navios para as balsas, eliminando a necessidade de descarga na estrutura e otimizando o tempo. Com capacidade para transportar até 180 contêineres por comboio de balsas, o regime de ‘carrossel’ assegura um fluxo contínuo de transporte e evita o risco de sobrecargas na infraestrutura portuária, como asVOLOCH registradas em anos anteriores no porto de Vila do Conde”, explicou Voloch. O executivo destacou ainda a importância da rápida aprovação do projeto, facilitada pela cooperação entre o setor privado e entidades governamentais. “Convocamos todas as partes a trabalharem juntas para um objetivo comum e com urgência. Essa união acelerou as aprovações e possibilitou a implementação da solução em tempo recorde.

Embora o píer flutuante tenha sido concebido como uma medida temporária, a crescente escassez hídrica na Amazônia e a previsão de secas prolongadas indicam que a estrutura poderá se tornar permanente. Segundo Voloch e Fidelis, outros setores, como o agronegócio, também demonstraram interesse em adotar estruturas flutuantes para aumentar a segurança e a produtividade logística. A longo prazo, os  dois executivos enfatizam a importância de investimentos adicionais na região, incluindo dragagem de canais fluviais e melhorias na infraestrutura portuária, que dependem de mobilização e incentivos governamentais. “Este projeto não só resolveu uma questão emergencial, mas mostrou como o setor privado e o público podem unir forças para vencer um desafio, garantindo que as necessidades essenciais da população e da indústria sejam atendidas”, conclui Voloch.

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