A COREIA DO SUL INAUGURA DOIS NOVOS REATORES NUCLEARES E INICIA A CONSTRUÇÃO DE OUTROS DOIS | Petronotícias




faixa - nao remover

A COREIA DO SUL INAUGURA DOIS NOVOS REATORES NUCLEARES E INICIA A CONSTRUÇÃO DE OUTROS DOIS

coNa entrevista publicada nesta manhã (1º) com o presidente da ABDAN, Celso Cunha, acabamos de ver o que ele indicou o que será um “Monumento a Incompetência” nesse chove não molha que o governo Lula vem fazendo com a retomada das obras da Usina Nuclear Angra 3. Sobram desculpas e e ninguém quer pegar o touro na unha. Agora, vamos ver o que é um Monumento à Competência. A Coreia do Sul, começou o seu programa nuclear bem depois do que o Brasil. Hoje, o país tem algumas usinas nucleares, uma empresa que exporta tecnologia nuclear e acaba de realizar as cerimônias para marcar a conclusão das unidades 1 e 2 da usina nuclear Shin Hanul,  bem como o início da construção das unidades 3 e 4 na usina, para formar um central nuclear.  As novas unidades APR1400 estão programadas para serem concluídas em 2032 e 2033, respectivamente. As unidades 1 e 2 do Shin Hanul entraram em operação comercial em dezembro de 2022 e abril deste ano, respectivamente. Falando na cerimônia, o presidente Yoon Seok-yeol disse que  “As unidades 1 e 2 do Shin Hanul são as primeiras usinas nucleares concluídas sob nosso governo, e as unidades 3 e 4 do Shin Hanul são as primeiras usinas nucleares a serem iniciadas.” 

Em novembro de 2014, a Korea Hydro & Nuclear Power (KHNP) assinou um acordo com o Condado de Ulchin para construir Shin Hanul 3 e 4. A empresa solicitou uma licença de construção para as unidades em janeiro de 2016. A preparação do local para as duas unidades estava originalmente programada para começar em maio de 2017, com a operação comercial da unidade 3 programada para dezembro de 2022, com a unidade 4 seguindo um ano depois. No entanto, a KHNP anunciou em maio deusina 2017 que havia instruído a Kepco Engineering & Construction – que assinou um contrato de projeto em março de 2016 – a suspender o trabalho para as unidades planejadas como resultado da política do então novo presidente Moon Jae-in de eliminar a energia nuclear. O trabalho para licenciar as novas unidades deveria continuar.

O presidente Yoon — que assumiu o poder em maio de 2022 — reverteu a política do ex-presidente de eliminar gradualmente a energia nuclear. Em julho de 2022, Yoon encorajou uma rápida restauração das usinas nucleares do país depois que o Ministro do Comércio, Indústria e Energia Lee Chang-yang estabeleceu planos para revitalizar a indústria de energia nuclear da Coreia do Sul, incluindo o objetivo de retomar o trabalho em Shin Hanul 3 e 4 já em 2024. “Durante a última eleição presidencial, visitei este mesmo local onde a construção das unidades 3 e 4 do Shin Hanul foi interrompida e prometi ao povo que, se fosse eleito presidente, restauraria imediatamente o ecossistema de energia nuclear e retomaria imediatamente a construção das unidades 3 e 4 do Shin Hanul”, disse o presidente Yoon.

O trabalho preparatório começou para a construção dos dois APR1400s após a aprovação pelo governo sul-coreano do plano de implementação do projeto em junho de 2023. A aprovação do plano efetivamente aprovou 20 procedimentos de licenciamento e permissão sob a jurisdição de 11 ministérios necessários para a construção de usinas nucleares. A Comissão de Segurança e Proteção Nuclear da Coreia do Sul emitiu uma licença para a KHNP para a construção de Shin Hanul 3 e 4 em setembro. Em coreamarço do ano passado, a KHNP e a Doosan Enerbility assinaram um contrato de  US$ 2,2 bilhões para o fornecimento do equipamento principal para Shin Hanul 3 e 4. Pelo contrato — que terá duração de 10 anos — a Doosan Enerbility fornecerá os reatores nucleares, geradores de vapor e geradores de turbina para as duas unidades APR1400.

“Desde que nosso governo assumiu o compromisso financeiro, trabalhos foram encomendados para as usinas nucleares”, disse Yoon. “Além da construção das unidades 3 e 4 de Shin Hanul, da construção em andamento das unidades 3 e 4 de Saeul, da operação contínua de usinas nucleares existentes e de pedidos de usinas nucleares no exterior, muitos pedidos foram feitos.” Ele acrescentou que  “Até o primeiro semestre deste ano, os pedidos para as unidades 3 e 4 do Shin Hanul ultrapassaram a previsão de custos e, quando a construção começar para valer, mais trabalho será feito, revitalizando muito a economia local. Estamos agora no meio de um renascimento nuclear, à medida que países ao redor do mundo correm para construir usinas nucleares, um mercado global de energia nuclear.  Usando o pedido da usina nuclear tcheca como trampolim, o governo abriremos ainda mais o caminho de exportação para nossa indústria de energia nuclear.” Yoon disse ainda  que o governo preparará um roteiro de energia nuclear de médio a longo prazo para 2050 dentro do ano e apresentará uma visão e um plano abrangente para a indústria de energia nuclear. Ele também terá como objetivo promulgar uma lei especial de apoio à indústria de energia nuclear.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of