EVENTO DA ABDAN HOMENAGEIA PERSONALIDADES QUE AJUDARAM A FORTALECER O SETOR NUCLEAR BRASILEIRO | Petronotícias




faixa - nao remover

EVENTO DA ABDAN HOMENAGEIA PERSONALIDADES QUE AJUDARAM A FORTALECER O SETOR NUCLEAR BRASILEIRO

DSC_0205Uma noite de reconhecimento dos personagens que dedicam uma considerável parte de suas vidas ao crescimento do setor nuclear, bem como para os novos talentos que começam a fazer história nessa indústria. O evento Nuclear Legacy 2024 teve como cenário o Clube Naval Piraquê, às margens da belíssima Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Foi nesse icônico cenário carioca que a Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) realizou uma cerimônia de premiação para várias personalidades que contribuíram, cada uma dentro do seu campo de atuação, para o desenvolvimento da tecnologia nuclear no país.

DSC_0140Ao todo, seis personalidades foram condecoradas com a Medalha de Honra ao Mérito Nuclear, concedida anualmente pela ABDAN desde 2017 para aqueles que mais se destacam na indústria. Entre os homenageados estão o Almirante Koga, diretor do CTMSP, com a Medalha de Defesa, por sua contribuição à defesa nacional e ao programa nuclear da Marinha; a embaixadora Márcia Maro, do Ministério das Relações Exteriores, com a Medalha de Diplomacia, pelo seu trabalho diplomático em prol da energia nuclear; Giovani Machado, assessor da presidência da EPE, com a Medalha de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), pelos seus esforços em inovação no setor energético; o deputado federal Daniel Soranz, com a Medalha de Medicina Nuclear, por seu apoio a essa especialidade médica; José Nivaldo Pereira, técnico em eletricidade da INB, com a Medalha de Funcionário do Ano, pelo seu comprometimento com a desativação segura de instalações nucleares; e Henrique Lessa, do Correio Braziliense, que recebeu a Medalha de Jornalista, em reconhecimento à sua cobertura jornalística sobre temas da energia nuclear.

DSC_0130O evento também celebrou o sucesso das equipes vencedoras da Olimpíada Nuclear Brasileira (ONB), uma competição que visa fomentar o interesse dos jovens pelo setor nuclear. Em entrevista recente ao Petronotícias, a diretora da ONB, Patricia Wieland, explicou a importância desse tipo de competição intelectual para a formação de novos líderes. “Com o apoio de mentores de altíssimo nível, eles trabalham em problemas reais, o que contribui enormemente para o início de suas carreiras. Esse formato funciona como um trampolim para os novos talentos, ajudando-os a entrar no mercado com mais confiança e experiência”, afirmou Patricia.

As equipes premiadas foram:

IMG-20241105-WA0002Equipe NucleAtech (Energia): Amanda Freire, Andressa Justino, Denise Machado, Duvan Alejandro, Ricardo Masaharu e Samuel Meireles. A mentoria do grupo foi do Diretor Técnico da ABDAN, Leonam Guimarães.

● Equipe Nêutrons PoliTérmicos (Medicina Nuclear): Álvaro Ferreira, Luana Gomes, Enzo Yamamoto e Thais Kaori. A mentoria do grupo foi de Álvaro Sant’Anna Ferreira Neto.

● Equipe ANVerde (Sustentabilidade): Arthur Oliveira, Danielle Carvalho, Julia Barbosa, Marcela Rabelo e Pedro Nogueira. A mentoria do grupo foi de Arthur de Souza Oliveira.

Veja abaixo algumas imagens da cerimônia de premiação:

DSC_0121 DSC_0119 DSC_0122 DSC_0165 DSC_0140 DSC_0147 DSC_0176

DSC_0182

DSC_0159

IMG-20241105-WA0002

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of