COM O OBJETIVO DE AMPLIAR O DOMÍNIO SOBRE O ÁRTICO, A RÚSSIA LANÇA MAIS UM NAVIO QUEBRA-GELO NUCLEAR DO PROJETO 22220 | Petronotícias




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COM O OBJETIVO DE AMPLIAR O DOMÍNIO SOBRE O ÁRTICO, A RÚSSIA LANÇA MAIS UM NAVIO QUEBRA-GELO NUCLEAR DO PROJETO 22220

navioA exploração do Ártico é uma das principais prioridades da Rússia, que está aparelhando-se para buscar novas riquezas ainda escondidas da Humanidade. Para isso, foi lançado ao mar um quinto navio quebra-gelo de propulsão nuclear, o Chukotka. A embarcação foi construída no Estaleiro Báltico. Os três primeiros navios do Projeto 22220 da Rússia já estão operando na Rota do Mar do Norte. O presidente russo Vladimir Putin, falando por videoconferência na cerimônia, disse que a construção dos quebra-gelos nucleares mostrou as capacidades do país, acrescentando: “Toda a nossa economia doméstica deve ser construída com nossas próprias tecnologias e soluções científicas inovadoras. Quero enfatizar novamente: nossos planos para desenvolver o Ártico e aumentar o tráfego de carga na Rota do Mar do Norte dependem diretamente do fortalecimento de nossa frota de quebra-gelos. Como vocês sabem, temos grandes ambições lá, e há muito trabalho a ser feito. Precisamos aumentar significativamente a segurança e a confiabilidade da navegação nesta região.qqq Para esse fim, continuaremos a melhorar a qualidade da navegação por satélite, das comunicações e do monitoramento da situação do gelo. Nós atualizaremos a infraestrutura dos portos do Ártico e instalaremos as linhas ferroviárias necessárias para eles”.

Chukotka tem 173 metros de comprimento, 34 metros de largura e uma altura da linha d’água ao mastro principal de 57 metros. A altura de seu lado é de 15,2 metros e foi projetado para quebrar gelo de até três metros de espessura e tem uma velocidade de 22 nós em águas claras. O quebra-gelo do Projeto 22220 será alimentado por dois reatores RITM-200, cada um com capacidade térmica de 175 MW. Ele já tem os reatores e a maioria de seus principais equipamentos a bordo. Após o lançamento, o navio está sendo atracado no Baltic Shipyard enquanto sua construção continua, com uma data de conclusão chuprevista para 2026. Três dos quebra-gelos já estão operando – o Artika, o Sibir e o Ural – com o Yakutia sendo o quarto da série, seguido pelo Chukotka e o Leningrad, todos  em construção. Um contrato foi assinado para outro quebra-gelo, o Stalingrad.

O diretor geral da Rosatom, Alexey Likhachev (em primeiro plano), falando sobre o desenvolvimento da Rota do Mar do Norte, disse que “Nos últimos 10 anos, o tráfego de carga ao longo da rota cresceu quase dez vezes e continua a estabelecer novos recordes a cada ano. Este ano, estamos vendo a mesma tendência ascendente, com o tráfego de carga excedendo os números do ano passado para o mesmo período. O tráfego de trânsito também está aumentando devido ao redirecionamento de carga do oeste para o leste. Até agora, neste ano, mais de 3 milhões de toneladas de carga foram transitadas, o que é um aumento de 40% em relação ao ano passado.”

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