VAST INFRAESTRUTURA REALIZOU A PRIMEIRA OPERAÇÃO DO TERMINAL DE LÍQUIDOS DO PORTO DO AÇU
A Vast Infraestrutura realizou no domingo (17) a primeira operação no Terminal de Líquidos do Açu (TLA), o mais novo terminal no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). A operação foi realizada para a efen, uma joint venture formada entre bp e Prumo. A atividade consistiu no transbordo de diesel marítimo (Marine Gas Oil – MGO) na modalidade ship-to-barge, transferindo o combustível de um navio do tipo MR (Medium Range), atracado no berço, para uma barcaça posicionada ao lado.
Amplamente utilizado em motores principais de propulsão, o MGO atende embarcações de pequeno e médio portes, como embarcações de apoio offshore (Offshore Support Vessels – OSVs) e rebocadores.
O contrato entre efen e Vast tem duração de cinco anos, para a prestação de serviço de recebimento, estocagem e expedição deste combustível no TLA. Por meio deste acordo, a efen passará a ter uma armazenagem de 20.000 m³ após a instalação do parque de tancagem, para o abastecimento dos mercados do Porto do Açu e offshore, nas Bacias de Campos, Espírito Santo, e Santos.
No mês passado, a Vast assumiu oficialmente as operações do TLA, antigo Terminal de Combustíveis Marítimos do Açu (Tecma). “O TLA atende a uma demanda do mercado por mais infraestrutura para a movimentação de líquidos no Brasil. O terminal também tem potencial para movimentação de combustíveis com menor pegada de carbono, por meio da adição de biocombustíveis aos combustíveis fósseis, contribuindo para a descarbonização do setor marítimo. O projeto é modular, permitindo novas ampliações para o atendimento às futuras demandas do mercado brasileiro”, explica o CEO da Vast Infraestrutura, Victor Snabaitis Bomfim.
Este é o segundo contrato firmado pela Vast para operações no TLA. Em julho deste ano, a empresa anunciou uma parceria que vai garantir, pelos próximos 20 anos, o uso do terminal como principal porta de entrada de óleos básicos da distribuidora Vibra no Brasil — matéria-prima essencial na produção de lubrificantes.
O novo terminal da Vast conta com dois berços operacionais, um deles apto a receber navios do tipo MR (Medium Range), com capacidade de até 59 mil toneladas de peso bruto. Além disso, o TLA terá, na primeira fase do projeto, um parque de tancagem com capacidade para armazenar até 84 mil m³ de produtos derivados de petróleo, incluindo combustíveis marítimos (Very Low Sulphur Fuel Oil – VLSFO e MGO), combustíveis claros, lubrificantes e biocombustíveis. A infraestrutura do terminal também incluirá plataformas para carregamento de caminhões-tanque, facilitando o escoamento terrestre de combustíveis, óleos básicos e outros líquidos.
Deixe seu comentário