MAERSK FINALIZOU A PRIMEIRA CONVERSÃO DE UM NAVIO PORTA-CONTÊINERES PARA MOTOR MOVIDO A METANOL
A Maersk anunciou a conclusão da primeira conversão de um grande navio porta-contêineres para motor bicombustível movido a metanol. A embarcação Maersk Halifax passou pelos trabalhos de modernização no Estaleiro Zhoushan Xinya, na China, ao longo de 88 dias. A conversão foi concluída no final de outubro de 2024. “Temos o prazer de anunciar que o Maersk Halifax foi adaptado com sucesso para se tornar um navio bicombustível capaz de operar com metanol. Após a conclusão dos testes no mar, o Maersk Halifax voltou a operar e agora está atendendo nossos clientes no comércio transpacífico”, afirmou o chefe de Gestão de Frota e Tecnologia da Maersk, Leonardo Sonzio.
A conversão do motor foi realizada pela MAN Energy Solutions, que substituiu componentes para adaptar o motor ao uso de metanol. O processo de retrofit incluiu a instalação de novos tanques de combustível, uma sala de preparação de combustível e um sistema de abastecimento dedicado. Além disso, o casco do navio foi ampliado para acomodar os novos tanques. Com essas modificações, o comprimento da embarcação aumentou em 15 metros, passando para 368 metros, o que elevou sua capacidade de aproximadamente 15.000 TEU para 15.690 TEU.
“Desde que estabelecemos a ambiciosa meta climática de sermos net zero até 2040, exploramos o potencial de modernização dos navios existentes com motores bicombustíveis. No próximo ano, teremos ensinamentos a partir desta primeira conversão de uma grande embarcação. A modernização de embarcações existentes pode ser uma alternativa importante às novas encomendas na nossa transição de combustíveis fósseis para combustíveis de baixas emissões”, explica Leonardo Sonzio.
Deixe seu comentário