faixa - nao remover

ESTALEIRO RIO GRANDE CONCLUI NEGOCIAÇÃO E VAI CONSTRUIR QUATRO NAVIOS PARA A TRANSPETRO, GERANDO MIL EMPREGOS

Sergio-Bacci-Transpetro-Divulgação (1)Um presente de natal antecipado para a indústria naval brasileira. A Transpetro, braço logístico da Petrobrás, concluiu as negociações com o consórcio formado pelos estaleiros Ecovix, de Rio Grande (RS), e Mac Laren, de Niterói (RJ), para a aquisição de quatro navios graneleiros da classe Handy, de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto. Após negociações, ficou definido o preço de US$ 69,5 milhões por embarcação, totalizando US$ 278 milhões (cerca de R$ 1,67 bilhão). A assinatura do contrato está prevista para o início de 2025.

A expectativa é de que os trabalhos se iniciem no primeiro trimestre de 2025, com duração estimada de três anos, gerando em torno de 1.000 empregos. A construção dos cascos ficará a cargo da Ecovix, no Estaleiro Rio Grande, com o comissionamento das embarcações sendo realizado no Estaleiro Mac Laren.

Como já havíamos noticiado, o consórcio Ecovix Mac Laren foi o único a apresentar propostas na licitação para a contratação das embarcações. A compra dos navios faz parte do Programa de Renovação e Ampliação da Frota (TP 25), lançado em julho. A iniciativa prevê a aquisição de 25 navios de cabotagem, com prioridade para atender as demandas de transporte de produtos da Petrobrás e reduzir a exposição da estatal ao afretamento desse tipo de unidade, que têm baixa liquidez no mercado.

estaleiro Rio Grande“Estamos muito satisfeitos com a conclusão dessa etapa do processo de contratação, conduzido com total empenho, zelo e lisura. É um marco para a nossa gestão retomar a aquisição de navios no Brasil após 10 anos sem contratar embarcações para ampliar a frota. Com o TP 25, vamos ampliar em pelo menos 25% a capacidade logística da Transpetro e essa é mais uma das medidas que estamos adotando para retomar o caminho do crescimento da companhia”, afirma o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci (foto principal).

Já a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, disse o que o TP-25 é essencial para o Sistema Petrobras e um grande reforço para a capacidade logística da empresa, garantindo o aumento do transporte de derivados na costa brasileira e reduzindo nossa exposição às oscilações dos custos de afretamento. “A Petrobrás e a Transpetro estão comprometidas com a aceleração do desenvolvimento do país e esse programa de ampliação da frota própria comprova isso”, ressaltou.

Estaleiro Mac Laren

Estaleiro Mac Laren

Os Handy vão contemplar soluções que garantem maior eficiência energética e menor emissão de gases que provocam o efeito estufa. Além de receber um pacote de equipamentos sustentáveis, as embarcações podem operar com bunker ou biocombustíveis. Como resultado, estima-se reduzir em 30% as emissões em relação aos atuais navios da frota, atendendo às determinações da Organização Marítima Mundial (IMO).

A Transpetro agora prepara-se para lançar no início do ano que vem um novo edital para aquisição de oito navios gaseiros, conforme antecipou Sérgio Bacci ao Petronotícias em entrevista exclusiva na nossa série especial Perspectivas 2025.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of