PROJETOS DE BATERIAS PODERÃO RECEBER RECURSOS DO FUNDO DE FINANCIAMENTO DO NORDESTE A PARTIR DE 2025
O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) passará a oferecer uma linha de crédito voltada para baterias a partir do próximo ano, com um orçamento de R$ 7,7 bilhões em 2025. Os recursos foram aprovados pelo Conselho Deliberativo da Sudene, responsável por estabelecer as diretrizes, as prioridades e o plano de aplicação de recursos do fundo.
As condições gerais e os programas de financiamento do FNE Verde trarão especificações sobre sua finalidade, destacando a possibilidade de financiar sistemas de armazenamento de energia no item relacionado a energias renováveis e eficiência energética. O Nordeste é líder nacional na produção de energia renovável no país.
Para 2025, está previsto o Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência, incluindo sistemas de armazenamento. O certame contratará sistemas que deverão entrar em operação em 2029. A principal inovação será a contratação de sistemas de armazenamento baseados em baterias.
Esses sistemas de grande porte são utilizados para armazenar excedentes de energia solar e eólica, além de reduzir oscilações no sistema elétrico. O uso de baterias permite o armazenamento de energia em períodos de produção excedente, facilitando o aproveitamento de fontes renováveis em maior escala.
Deixe seu comentário