PETROBRÁS LANÇOU EDITAL PARA AQUISIÇÃO DE BIOMETANO E ANIMA O MERCADO COM PREVISÃO DE DEMANDA FUTURA
A primeira semana cheia de 2025 está movimentada, com anúncios importantes no mercado de óleo e gás. A Petrobrás lançou hoje (6) a sua primeira chamada para aquisição de biometano. O edital prevê o recebimento de ofertas para contratação firme com entregas a partir de 2026 e prazos contratuais de até 11 anos. A novidade é relevante para o mercado de biogás, sobretudo por conta da alta demanda que a Petrobrás pode alcançar no futuro.
“Dentro dos conceitos da transição energética justa, se a empresa obtiver sinalização positiva dos produtores quanto às condições de competitividade e oferta desse insumo, a Petrobrás pode adquirir volumes 3 a 4 vezes maiores do que a produção média diária de biometano do país, que é de cerca de 220 mil m³/dia, conforme registros públicos da ANP”, explicou o diretor de transição energética e sustentabilidade da companhia, Maurício Tolmasquim.
O processo de aquisição prevê o recebimento em diferentes pontos de entrega, como refinarias, usinas termelétricas, na malha de transporte e na malha de distribuição. Além disso, incentiva o desenvolvimento de todo o ecossistema relacionado ao biometano em diversos pontos do país, além de ter o potencial de contribuir para a viabilização de investimentos na cadeia produtiva, que envolve a agroindústria, em especial os segmentos sucroalcooleiro e pecuário, e aterros sanitários.
A primeira etapa da chamada será não vinculante, exigindo a apresentação de propostas comerciais acompanhadas de informações como a origem do biometano, o meio de transporte, a possível sazonalidade da produção e o cronograma previsto, no caso de projetos ainda não operacionais. A etapa seguinte, programada para começar em maio de 2025, será dedicada à negociação comercial para a aquisição de biometano.
O insumo deverá ser acompanhado de um certificado de garantia de origem e atender aos requisitos e padrões de qualidade estabelecidos pela ANP. Além disso, a Petrobras aceitará propostas para a compra de certificados de garantia de origem, permitindo a participação de pequenos produtores ou daqueles localizados em regiões onde a logística não possibilite a entrega nos pontos definidos pela empresa.
Todos os termos para a participação na chamada de propostas, como os pontos de entrega, requisitos de qualificação, termos gerais do contrato, cronograma, entre outros, são descritos no regulamento disponível neste link. O processo da chamada será realizado via Portal de Compras Eletrônicas Petronect. Empresas sem registro no Portal Petronect deverão acessar o site www.petronect.com.br, opção “Cadastre-se na Petrobras”, onde poderão iniciar seu cadastramento.”
Deixe seu comentário