ESTUDO DA ATP CONFIRMA QUE PASSA PELOS PORTOS BRASILEIROS O MAIOR NÚMERO DE NEGÓCIOS DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
Um estudo da Coordenação de Pesquisas e Desenvolvimento da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), confirmou a percepção de que os portos brasileiros consolidaram suas posições de motores do comércio exterior em 2024, sendo responsáveis por 97,2% do volume total de exportações e importações. Em valor FOB (Free On Board), a representatividade foi de 82,1%, reforçando a importância do transporte marítimo para a economia nacional. Esses números destacam o papel estratégico dos terminais portuários na conexão do Brasil com os mercados globais. Segundo o levantamento da ATP, a corrente de comércio via marítima somou US$ 492,5 bilhões, registrando um crescimento de 2,24% em comparação com 2023. Apesar disso, a balança comercial brasileira por via marítima recuou 12,9% quando comparada ao ano anterior, pressionada pelo aumento das importações e pela queda no valor médio de commodities-chave, como soja (-16,5%), combustíveis minerais (-4,07%) e minérios (-3,06%). Esses fatores refletem as oscilações do mercado global e os desafios enfrentados pelo setor exportador.
Alguns produtos brasileiros ganharam destaque no cenário internacional. O café, por exemplo, registrou um crescimento de 52,7% em valor FOB, impulsionado por uma alta tanto na quantidade exportada quanto nos preços médios. A celulose também apresentou resultados positivos, com um aumento de 34,8% no mesmo indicador, consolidando-se como um dos principais itens da pauta exportadora do país. Segundo o presidente da ATP, Murillo Barbosa, os dados evidenciam a centralidade dos terminais portuários para o desempenho econômico brasileiro, especialmente em um ano de desafios e transformações no comércio global: “Para sustentar esse protagonismo, investimentos contínuos em infraestrutura e eficiência serão cruciais, garantindo que o Brasil mantenha sua competitividade e explore novas oportunidades no mercado internacional.”
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