faixa - nao remover

PETROBRÁS ALCANÇOU NOVOS RECORDES DE PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE ÓLEO DO PRÉ-SAL EM 2024

Diretor_William França_Coletiva_PE 2050_e_PN 2025-2029_Crédito_Guarim de Lorena_PetrobrasA Petrobrás está celebrando alguns feitos realizados no último ano. A companhia revelou hoje (17) que as produções de gasolina e diesel S-10 da Petrobras alcançaram novos recordes históricos em 2024. Além disso, ainda no ano passado, a petroleira conseguiu patamares inéditos de processamento do óleo do pré-sal.

A produção total de gasolina atingiu 24,4 bilhões de litros, superando a marca anterior de 2014 (24,2 bilhões de litros). No caso do diesel S-10, o volume chegou a 26,3 bilhões de litros, ultrapassando o recorde de 2023. Entre as refinarias, a Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, destacou-se na produção de gasolina, atingindo 3,5 bilhões de litros em 2024. Já a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em São Paulo, foi a líder na produção de diesel S-10, com 3,8 bilhões de litros.

cubataoOutro marco histórico foi registrado no processamento de petróleo do Pré-Sal, que representou 70% do total processado pela Petrobras em 2024, superando os 66% registrados no ano anterior. Além disso, o Fator de Utilização das Refinarias (FUT) anual atingiu 93,2%, superior aos 92% realizados em 2023. O FUT mede a relação entre o volume de petróleo processado e a capacidade das refinarias, considerando parâmetros de segurança, meio ambiente e qualidade dos produtos.

A Petrobrás também reduziu as emissões de gases de efeito estufa no seu parque de refino. Em 2024, a companhia registrou 36,1 KgCO2 por carga equivalente, a menor intensidade de emissões da série histórica (medição desde 2019). Assim, foi evitada a queima de 475 mil m³/dia de gás natural e a emissão de 365 mil toneladas de CO2.

Estamos aprimorando o parque de refino, como a inauguração do Complexo de Energias Boaventura, no Rio de Janeiro; realizando importantes investimentos, como a entrada em operação da unidade de abatimento de emissões atmosféricas (SNOX) da RNEST, em Pernambuco. São exemplos de iniciativas que resultam no excelente resultado global do parque de refino da Petrobrás, que está focado em eficiência, segurança e operação rentável dos ativos”, afirma o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobrás, William França (foto).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of