RNEST E REVAP BATERAM NOVOS RECORDES DE PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEIS
Duas das principais refinarias da Petrobrás acabaram de anunciar novos recordes de produção de combustíveis. A Refinaria Abreu e Lima (RNEST), localizada em Ipojuca, Pernambuco, encerrou 2024 alcançando um novo marco na produção, totalizando 410 mil toneladas de bunker. O resultado representa mais que o dobro do recorde anterior, registrado em 2023, quando a refinaria produziu 201 mil toneladas.
“A previsão é de mantermos um patamar de produção similar nos próximos anos. Estamos trabalhando para sempre melhorar nosso desempenho”, afirma o gerente geral da RNEST, Márcio Maia (foto principal). “A RNEST tem uma importância estratégica no abastecimento de navios e uma vantagem competitiva muito forte, pois está interligada, via duto, ao Porto de Suape, o que nos dá agilidade também para escoar a produção”, acrescentou.
Enquanto isso, a Refinaria Henrique Lage (Revap), localizada em São José dos Campos, fechou o ano passado com recordes históricos de produção de outros dois derivados: asfalto (CAP) e querosene de aviação (QAV). Ao longo do ano, a unidade produziu 387,5 mil toneladas de asfalto, um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2023, alcançando o melhor resultado da década. Além disso, a produção de QAV atingiu 2,164 milhões de m³, o maior volume desde o início das operações da refinaria, em 1980.
“A Revap tem uma importância estratégica no abastecimento aéreo e uma vantagem competitiva muito forte, pois está interligada, via duto, ao maior aeroporto da América Latina”, destaca o gerente geral da unidade, Alexandre Coelho.
Como noticiamos recentemente, em todo o Sistema Petrobrás, o volume de petróleo processado oriundo do Pré-Sal também foi histórico, chegando a 70% do total processado pela Petrobras, superando o dado registrado em 2023, quando a média anual havia atingido 66%. Já o Fator de Utilização das Refinarias (FUT) anual atingiu 93,2%, ante 92% realizado em 2023.
Deixe seu comentário